2ª Edição d’O Melhor Artigo de Sempre

SITE---1

O Melhor Artigo de Sempre é um concurso organizado pela FRONTAL, com o apoio da Fundação Francisco Manuel dos Santos. Tem como base a submissão de artigos originais por parte de estudantes de Medicina, tendo como o objetivo principal a sua inclusão na produção da Revista FRONTAL, tanto na sua versão online como na próxima edição impressa.

A FRONTAL é uma revista elaborada para os estudantes de Medicina, em primeira instância, mas que ambiciona também ser a revista dos médicos do futuro. Esta relação de proximidade é conseguida através da inclusão dos estudantes de Medicina no seu corpo editorial fixo e na produção esporádica de conteúdos para a Revista.

SITE---2

 

  O que precisas de saber para participar

Quem pode participar?
● Estudantes de Medicina inscritos no ano letivo 2015/2016 em qualquer Faculdade de Medicina nacional ou estrangeira;
● Médicos Internos do Ano Comum;
● Médicos Internos de Formação Específica.

E agora, o que devo escrever?
O tema do artigo deve ser Que Médico Queres Ser?. Os artigos devem abordar temáticas incluídas na linha editorial da FRONTAL: política e formação médica, ciência, saúde pública, saúde e bem-estar, vida universitária, história da Medicina, ensino médico, cultura, etc.

Os participantes podem escolher o género de texto que pretendam submeter a concurso: ensaio, texto livre, conto, crónica, reportagem, etc. O texto deve ser escrito em prosa. Podem ser acompanhados de fotografias, ilustrações, cartoons, infografias, etc., da autoria do participante ou utilizados com consentimento do autor. Esse material  deve ser entregue com a resolução mais alta possível (idealmente, 300 ppp) e enviado juntamente com o texto a concurso.

Quais os limites do artigo?

O texto deve ter um limite mínimo de 500 palavras e um limite máximo de 1500 palavras.

O artigo só pode ser individual. Não existe limite ao número de artigos por autor.

Já está pronto, e agora?
O texto deve ser entregue até dia 31 de maio de 2016, através do e-mail revistafrontal@ae.fcm.unl.pt, em formato .doc, .docx (Microsoft Word) ou .odt (OpenOffice).

No mesmo e-mail deve ser enviado:

  • O nome do autor;
  • O contacto telefónico;
  • A escola médica a que pertence (caso se aplique), devendo anexar também uma digitalização do cartão de estudante;
  • O número total de palavras;
  • O título do artigo.

E como se escolhe o vencedor?
A Direção da FRONTAL irá formar um Júri que preparará um conjunto de critérios de avaliação da qualidade e interesse dos artigos submetidos. Esses critérios tenderão a ser semi-objetivos, dada a natureza do concurso, e neles serão incluídos, obrigatoriamente:

  • A originalidade do texto
  • A pertinência dentro do tema enunciado
  • A qualidade e correção de redação
  • A coerência textual e de ideias
  • E referências bibliográficas (caso se aplique)

Esse mesmo Júri irá, de seguida, por em prática esta metodologia de avaliação e selecionar os vencedores e menções honrosas do concurso de entre os participantes. O Júri será divulgado até ao dia 30 de abril.

A leitura destas linhas gerais não prescinde da leitura do Regulamento – MELHOR ARTIGO DE SEMPRE, onde constam todas as condições de participação e informação completa. Todos os participantes do concurso O melhor artigo de sempre devem lê-lo e, ao participar, aceitar as suas condições.

   E o prémio?

O prémio do primeiro e segundo vencedores da Segunda Edição do Concurso O Melhor Artigo de Sempre será uma coleção de ensaios da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

SITE-2

Toda a informação no website da Fundação Francisco Manuel dos Santos, aqui e também aqui.

Além disso, o artigo do primeiro vencedor será publicado na próxima edição impressa da Revista FRONTAL, numa secção especial. O artigo do segundo vencedor será publicado no website da Revista e colocado em destaque.