100-top-page-header

Library photos 0021.  Internato Médico: As Últimas (In)Decisões

A alteração do regime de acesso ao Internato Médico está para breve. O governo criou um grupo de trabalho que propôs um pacote de medidas que prevêem a alteração do panorama actual para a Comunidade Médica. Será que sabes o que te espera? Informa-te pelo teu futuro!

 

Especialidade 22.  Especialidade: Partir ou Ficar?

No final do sexto ano do mestrado integrado em Medicina já todos os alunos têm a cabeça posta na Prova Nacional de Seriação, o famoso “Harrison”. Certo? Nem todos. Há um pequeno grupo de irredutíveis estudantes que tem como plano fazer o Internato num país estrangeiro. E então: Internato em Portugal ou no “Estrangeiro”? É o que vamos tentar perceber.

 

Library photos 0023.  Mini Guia – Austrália

Apesar de se situar na outra ponta do mundo, a Austrália parece atrair muitos estudantes de Medicina em fim de curso. Não sabemos se a culpa é das ondas perfeitas para a prática desurf, da Seleção Nacional de Râguebi ou da presença dos Cangurus, mas também tal não procuraremos compreender. Estamos aqui para falar de Especialidade Médica – é isso que vamos fazer..

 

UK14.  Mini Guia: Reino Unido

A realização do internato no Reino Unido é um processo longo, complexo e, para algumas especialidades, bastante competitivo. O primeiro passo para se fazer o internato neste país é a realização do exame para a obtenção de um certificado internacional de inglês, habitualmente o IELTS que tem uma validade de dois anos, sendo necessário obter 75% nas suas quatro componentes […]

 

Library photos 0025.  7 locais perfeitos

7 é o número da perfeição e perfeitos são os 7 locais que a FRONTAL vos apresenta. Como estudantes que somos temos de estudar, isso é ponto assente. Temos ainda aquele trabalho de grupo da cadeira que detestamos, a síntese, o artigo, a pesquisa que surgiu na última hora ou uma apresentação para preparar. Se não podemos fugir a este destino ao qual nos propusemos, porque não torna-lo mais tolerável?

 

rendas6.  “Uma fábrica de cérebros”, a NOVA Medical School

Foi na passada terça-feira (4 de junho) à tarde que se deu a inauguração oficial dos novos edifícios da Faculdade de Ciências Médicas. Mas eis que o reboliço começa de manhã com a notícia do re-baptismo desta instituição na NOVA Medical School. A FRONTAL esteve presente, como não podia deixar de ser, e deixa a todos os estudantes que não tiveram a oportunidade de comparecer os detalhes do acontecimento.

 

GR17.  Mini-Guia: Alemanha, Áustria e Suíça

Na Alemanha o internato é muito mais flexível em relação a Portugal, delegando-se ao próprio interno uma maior autonomia na escolha do percurso até à conclusão da especialidade, não sendo obrigatório, por exemplo, estar-se ligado ao mesmo hospital durante todos os anos da formação. O ingresso no internato é feito através de candidatura direta aos hospitais com oferta pedagógica e os critérios de seleção são o curriculum vitae e entrevista. […]

 

FCM Portao inferior de acesso ao complexo8.  Os Novos Pilares da FCM

Três novos edifícios se erguem junto à Faculdade de Ciências Médicas. Na sua essência, prometem renovar a nossa identidade e projetar-nos além-fronteiras no contexto da comunidade médica e científica. Que portas se vão abrir?

 

 

JW-Got-Milk29.  Leite, o “inocente” sob suspeita

Recentemente, a Harvard School of Public Health reformulou a sua roda dos alimentos, e uma das novidades é a recomendação para a restrição do consumo de leite. “Calcium is important. But milk isn’t the only, or even best, source”. Estamos sintonizados com as investigações que, um pouco por todo o mundo científico, alastram dúvidas em relação ao mais inocente dos alimentos?

 

Pitié-Salpêtrière Hospital10. Mini-Guia: França

No início do século XX, a França, e mais particularmente Paris, eram vistas como o epicentro da vida artística mundial. Pejada de uma multidão de aspirantes a mestre e uns quantos verdadeiros génios, viver na capital deste país devia ser um verdadeiro festim.

100-top-page-best

42ª Edição

Library photos 0021.  Internato Médico: As Últimas (In)Decisões

A alteração do regime de acesso ao Internato Médico está para breve. O governo criou um grupo de trabalho que propôs um pacote de medidas que prevêem a alteração do panorama actual para a Comunidade Médica. Será que sabes o que te espera? Informa-te pelo teu futuro!

 

rendas2.  O Último Diretor

Ao chegar à Maternidade Alfredo da Costa (MAC), dirigi-me à porta das traseiras do edifício, como habitualmente faz a enorme comunidade de alunos, internos, profissionais de saúde e, acima de tudo, utentes. Noutra ocasião, ter-me-ia questionado: utilizar a porta dos fundos não é de todo nobre para quem visita as novas vidas que o mundo recebeu. No entanto o que me trouxe à MAC não foi a certeza de ver um nascimento, mas sim um óbito institucional há muito determinado. Ironicamente, quando perguntei pelo gabinete do Professor Dr. Jorge Branco (diretor da MAC e regente de Ginecologia e Obstetrícia da FCM-NOVA) foi-me indicada a porta principal. Saí rapidamente do edifício. A imponente escadaria conduziu-me aos elevados portões de madeira que parecem fechados, mas ainda não estão. Por lá entrei, como dentro em breve não será possível (ou pelo menos necessário). O encerramento da MAC foi decretado pelo Governo de Portugal em 2012 e está previsto para março de 2013. A FRONTAL falou com o Professor Dr. Jorge Branco sobre a tomada de decisão do Governo e as perspetivas de um futuro incerto para todos.

 

rendas3. Revolução Y: A História do Cromossoma que se Revoltou contra o Sistema.

Depois de ter sido descoberto que o cromossoma Y tem vindo a degenerar geneticamente desde a sua origem, foi posta em causa a sua longevidade. Irá o Y desaparecer do genoma humano?

 
Voltar

Desporto

rendas1.  Dr Henrique Jones – Médico da Selecção Portuguesa

Dr. Henrique Jones é um conceituado médico Ortopedista e especializado em Medicina Desportiva, formado na nossa casa-mãe – Faculdade de Ciências Médicas. Dentro do seu vasto Curriculum, teve um papel crucial a nível da nossa Seleção Nacional, desde 2004 até ao momento presente, o que o tornou muito emblemático. Dado a sua ligação à nossa Faculdade, achámos interessante que este partilhasse a sua inspiradora experiência académica e profissional connosco.

 

rendas2.  O Pentatlo, segundo Afonso Pegado

Afonso Pegado, médico formado pela FCM-NOVA e praticante de Pentatlo. Venceu inúmeras provas para a NOVA e hoje escreveu este artigo, a partilhar a sua experiência. O Pentatlo Moderno é um desporto constituído por cinco modalidades: o Hipismo (prova de obstáculos), a Esgrima (1 toque todos contra todos), a Natação (200m livres), o Tiro e a Corrida. Estas 2 últimas funcionam num regime semelhante ao do Biatlo de Inverno, que consiste na alternância de 4 series de 5 tiros com 4 series de 800 metros de corrida, formando assim a modalidade  “Combinado”.

 

rendas3. O Judo, segundo Tomás Costa

Tomás Pessoa e Costa é um aluno do 3º ano da FCM-NOVA. Aceitou ser entrevistado para a FRONTAL e partilhar a sua experiência enquanto praticante do Judo.

 
 
Voltar

Saúde

rendas1.  Leite, o “inocente” sob suspeita

Recentemente, a Harvard School of Public Health reformulou a sua roda dos alimentos, e uma das novidades é a recomendação para a restrição do consumo de leite. “Calcium is important. But milk isn’t the only, or even best, source”. Estamos sintonizados com as investigações que, um pouco por todo o mundo científico, alastram dúvidas em relação ao mais inocente dos alimentos?

 

rendas2.  Big Mac, Tiny Health

Num mundo acelerado e preguiçoso como o nosso, qualquer coisa que ofereça comodidade e conveniência a baixo custo (inclui preço, tempo e pouco trabalho), tem futuro garantido, e é por ir de encontro a estas «necessidades» que o negócio da fast food se tem conseguido enraizar na sociedade actual.

 

rendas3. Nem Só de Pão Vive o Homem. Comer para Crer

Todos os que andam atentos às recentes publicações nas revistas científicas repararam, certamente, que entre os temas mais frequentemente abordados se encontra o das incríveis descobertas de propriedades, até há pouco tempo inexplicadas, de alimentos que consumimos diariamente. Afinal, poderá estar o futuro da farmacologia e terapêutica entre talheres?

 
 
 
Voltar

Ciência

rendas1.  Negociar com o Despertador

Acordar cedo de manhã é, para muitos jovens, uma autêntica tortura, principalmente após uma curta noite de sono. Neste sentido, tem havido uma consciencialização gradual para o facto de que o dia académico deve ter em conta o padrão de sono dos alunos. A verdade é que já várias escolas dos EUA e do Reino Unido adotaram uma hora mais tardia para o começo diário das aulas. Qual é a realidade atual do sono dos adolescentes?

 

rendas2.  A Melodia Cerebral

Se vos perguntassem qual é a linguagem universal, iriam, com certeza, considerar uma questão “ridiculamente” óbvia e responderiam, quase instantaneamente com bastante convicção, que é o Inglês. Contudo, se expandirmos os nossos horizontes, o pensamento seria outro, pois sendo algo que vagueia diariamente na nossa atmosfera por vezes esquecemo-nos dela – a música.

 

rendas3. Quando o Coração não tem Juízo, o Cérebro é que Paga

Aparentemente, diríamos que não têm muito em comum, mas resultados recentes de um longo estudo científico revelam que mecanismos semelhantes poderão estar, simultaneamente, na origem de cardiopatia e de demência.

Voltar

Cultura

rendas1.  A Medicina em “A Guerra dos Tronos”

Qualquer obra de ficção tem raízes fortes num solo realista. Até a medicina imaginária dos livros de ficção fantástica não é completamente destacável do nosso passado histórico médico. Seja real ou imaginária, a medicina tem um objetivo – curar o Homem e enganar a morte. E A Guerra dos Tronos não foge à regra. Afinal, o que dizemos nós ao Deus da Morte? Hoje não.

 

rendas2.  Medicina… is all around – I

Aulas, testes, trabalhos, exames, estudos, sonhos, escolhas, expectativas, colegas, amigos, familiares por vezes também. A medicina está presente em cada um dos segundos da nossa vida. Mas também fora do ambiente e rotina do dia-a-dia que escolhemos estamos completamente envolvidos por ela: notícias, reportagens, séries, filmes, livros…

 

rendas3. Lisboa – Sete Colinas, Sete Roteiros – I

Não é um guia turístico, não é um livro de história, não é uma agenda cultural e muito menos um livro culinário. Esta série de artigos, que tenta ser tudo para não ser nada, apenas pretende abrir a curiosidade do leitor, tanto o aluno que chega pela primeira vez a Lisboa, como aquele que vive cá há mais tempo mas não conhece todos os recantos.

 
Voltar

Estudar

Library photos 0021.  7 locais perfeitos

7 é o número da perfeição e perfeitos são os 7 locais que a FRONTAL vos apresenta. Como estudantes que somos temos de estudar, isso é ponto assente. Temos ainda aquele trabalho de grupo da cadeira que detestamos, a síntese, o artigo, a pesquisa que surgiu na última hora ou uma apresentação para preparar. Se não podemos fugir a este destino ao qual nos propusemos, porque não torna-lo mais tolerável?

 

rendas2.  O Novo Edifício da Biblioteca da FCM-NOVA

Um estudo de investigação da FRONTAL junto dos funcionários e responsáveis da Biblioteca da Faculdade de Ciências Médicas. Quem não quer conhecer os novos edifícios da FCM e a sua nova biblioteca?

 
 
Voltar

Mini-Guias

rendas1.  Mini-guia: Brasil (parte I)

Se há dez anos perguntassem a qualquer pessoa neste mundo quem é Ronaldo a resposta, invariavelmente, seria: «Qual? O Gaúcho ou o Fenómeno?», ninguém lembrar-se-ia de um tal Cristiano…

 
 
 
 
 
 

Library photos 0022.  Mini Guia: Austrália

Apesar de se situar na outra ponta do mundo, a Austrália parece atrair muitos estudantes de Medicina em fim de curso. Não sabemos se a culpa é das ondas perfeitas para a prática desurf, da Seleção Nacional de Râguebi ou da presença dos Cangurus, mas também tal não procuraremos compreender. Estamos aqui para falar de Especialidade Médica – é isso que vamos fazer..

 
 
 

Pitié-Salpêtrière Hospital3. Mini-Guia: França

No início do século XX, a França, e mais particularmente Paris, eram vistas como o epicentro da vida artística mundial. Pejada de uma multidão de aspirantes a mestre e uns quantos verdadeiros génios, viver na capital deste país devia ser um verdadeiro festim.

 
 
Voltar

FCM-NOVA

rendas1.  “Uma fábrica de cérebros”, a NOVA Medical School

Foi na passada terça-feira (4 de junho) à tarde que se deu a inauguração oficial dos novos edifícios da Faculdade de Ciências Médicas. Mas eis que o reboliço começa de manhã com a notícia do re-baptismo desta instituição na NOVA Medical School. A FRONTAL esteve presente, como não podia deixar de ser, e deixa a todos os estudantes que não tiveram a oportunidade de comparecer os detalhes do acontecimento.

 

rendas2.  Modelos em Medicina

A FCM conta com novos simuladores anátomo-fisiológicos. Adquiridos recentemente, modelos de auscultação, palpação e observação serão utilizados nas aulas de Introdução à Prática Clínica a partir do segundo semestre.

 
 
 
 
 

rendas3. Os Novos Pilares da FCM

Três novos edifícios se erguem junto à Faculdade de Ciências Médicas. Na sua essência, prometem renovar a nossa identidade e projetar-nos além-fronteiras no contexto da comunidade médica e científica. Que portas se vão abrir?

 
Voltar

100-top-page-future

100-top-page-team100-TEAM
 
 

A FRONTAL é constituida por uma redacção de topo, com 30 elementos de diversas áreas de interesse. Descobre mais sobre a equipa ou ajuda-nos integrando o projecto, só assim podemos continuar a crescer.

 
 
Conhece a equipa
 
Junta-te a nós