11th AIMS Meeting | O que deves saber

Annual International (bio)Medical Students Meeting (AIMS) é um dos maiores congressos organizados por estudantes de Medicina no país e também no mundo. Trata-se de um projeto da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) e tem como destinatários todos os estudantes pré-graduados na área da Saúde.

A primeira edição deste projeto ocorreu em 2009, ainda sob a designação de Encontro Nacional de Jovens Estudantes de Medicina (ENJOY Med), sendo que em 2011, por ter atingido dimensões internacionais, alterou a sua designação para AIMS Meeting.

Em 2019, a edição número 10 deste congresso teve mais de 900 participantes, sendo cerca de 120 internacionais, oriundos de mais de 30 países diferentes. Contou ainda com a participação de mais de uma dezena de oradores internacionais, estando entre estes três laureados com Prémio Nobel. Como nem só de palestras vive um congresso, o AIMS contou ainda com 87 Workshops e a colaboração de mais de 240 profissionais de saúde nas atividades do mesmo.

Em 2020, o AIMS terá a sua 11ª edição, a decorrer entre os dias 26 e 29 de março, na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa, esperando a presença de cerca de 1250 participantes, nacionais e internacionais.

Esta edição está a ser preparada pela sua Comissão Organizadora, que conta com a presença de 24 alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

 

Ao longo dos dias 27, 28 e 29 de março de 2020, poderás assistir a várias palestras, agrupadas em módulos específicos. Para que possas saber o que esperar, trazemos-te alguns dos oradores que irão marcar presença no AIMS nesses dias.

 

Sexta, 27 março 2020: Upgrade Yourself: Better, faster, stronger

O módulo “Upgrade Yourself” foca-se na essência perfeccionista do ser humano e na sua constante necessidade de desafiar e ultrapassar as suas limitações biológicas. Numa era de constantes atualizações em áreas como a Bioengenharia e a Medicina, são revelados novos horizontes futurísticos que catapultam a Humanidade na sua incessante busca pela utopia da perfeição do corpo e da mente.

Inevitavelmente, colocam-se questões hipotéticas: E se fossemos capazes de expandir a nossa própria inteligência e sentidos? Talvez reverter o envelhecimento, ou mesmo imortalizar a nossa mente? E alterar a forma dos nossos próprios corpos e redesenhar a Humanidade inteira? Serão estas hipóteses pura ficção científica? Ou será a sua concretização apenas uma questão de tempo? Se assim for, o que é que o futuro da Ciência nos reserva?

Nesta 11ª edição da Conferência AIMS poderão perceber como, num futuro mais próximo do que imaginamos, nos poderemos vir a tornar melhores, mais rápidos e mais fortes.

O “Upgrade Yourself” contará com as intervenções do Professor Miguel Nicolelis, de Edward Perello, e de um terceiro orador excecional por revelar.

 

MIGUEL NICOLELIS, MD, PhD

É atualmente Professor na Duke University e fundador do projeto “Walk Again”. Para além de ter vencido vários prémios científicos, o Professor Nicolelis foi nomeado um dos “Scientific American’s Top 50 Technology Leaders” na América, em 2004, tendo recebido por duas vezes o prémio DARPA para “Sustained Excellence by a Performer”. Para além destes feitos, a sua pesquisa foi destacada pela MIT Review como uma das “Top 10 Emerging Technologies”.

O Professor Nicolelis foi o primeiro a demonstrar que animais e humanos podem usar a atividade elétrica dos seus cérebros para controlar diretamente aparelhos neuroprostéticos através de “Brain-Machine Interfaces” (BMI). Juntamente com a sua equipa também desenvolveu uma abordagem integrativa para o estudo de desordens neurológicas e psiquiátricas.

Atreve-te a descobrir como é que a fusão entre a Humanidade e a tecnologia irá revolucionar o futuro!

 

EDWARD PERELLO, MPhil

Perito em edição de genoma, biossegurança e comunicações estratégicas, foi incluído na “Forbes 30 Under 30 in Tech in Europe”. É Diretor na Arkurity, uma companhia que trabalha com empresas e governos no desenvolvimento de tecnologia para tornar as comunidades mais seguras, mais saudáveis e mais prósperas. Para além disto, inova no sector da alimentação e agricultura na “Deep Science Ventures”, onde desenvolve empresas científicas, a começar do zero, para transformar o modo como os humanos produzem e consomem a alimentação.

Edward Perello é ainda co-fundador da “Desktop Genetics”, um fornecedor internacional da tecnologia CRISPR, tendo trabalhado com a União Europeia.

Atreve-te a descobrir como é que a edição do genoma humano irá formatar o futuro da Humanidade!

 

Sábado, 28 março 2020: Self Destruction: Designed to Fail

O módulo “Designed to Fail” aborda o mundo globalizado de hoje, no apogeu daquilo que nós entendemos como civilização. No entanto, cada vez mais nos apercebemos que esta nossa casa de papel aumenta em tamanho e em complexidade, predispondo-a a uma queda igualmente grande. Sendo conhecidos por uma sede voraz de progresso que leva à destruição dos nossos recursos e construções, faz-se a seguinte pergunta: Estaremos condenados a destruirmo-nos?

As palestras do 2º dia do AIMS, com as intervenções dos seus oradores, tentam elucidar esta questão.

 

JONATHAN PATZ, MD, MPH

Jonathan Patz é Professor na Universidade de Wiscosin-Madison e diretor do Global Health Institute. Tendo trabalhado extensivamente nas áreas da Saúde Global e Saúde Ambiental, é um dos maiores especialistas na área, culminando na atribuição do Prémio Nobel da Paz (2007), pelo seu trabalho com as Nações Unidas, relativamente às mudanças climáticas (IPCC)

Com as alterações climáticas preenchendo as manchetes quase diariamente, e uma das maiores preocupações a nível mundial, Jonathan Patz vem elucidar como é que estas alterações vêm alterar o paradigma médico atual.

 

Domingo, 29 março 2020: Mind Over Matter: Neurosciences

O derradeiro dia do congresso, subordinado ao mote “Mind Over Matter”, será dedicado ao mundo das neurociências. Neste dia, o painel de oradores irá incentivar-nos a incorrer no exercício de introspecção máximo: refletir sobre a nossa própria mente e o que nos torna “nós”; e em como o cérebro é um dos grandes propulsores da evolução humana.

 

ROSALIND PICARD, ScD, FIEEE

Com um bacharelato em Engenharia Elétrica e um mestrado e um doutoramento em Engenharia Elétrica e Ciência Computacionais, e fundadora do “Affective Computing Research Group” (MIT), co-diretora da “Media Lab’s Advancing Wellbeing Initiative” e co-fundadora das start-ups “Affectiva, Inc.” e “Empatica, Inc.”, a Professora Rosalind Picard cunhou o ramo das ciências computacionais designado por “Affective Computing” (tendo publicado um livro com o mesmo nome). O seu trabalho, que potenciou uma expansão da investigação sobre o autismo, prende-se, então, com a importância da emoção para a inteligência humana, aliando o estudo da comunicação da emoção humana ao nível dos relacionamentos interpessoais à aplicação de inteligência artificial para desenvolver sistemas que processem e respondam de forma inteligente aos estados emocionais humanos.

Uma das suas start-ups (“Empatica, Inc.”) é responsável pela criação do primeiro smart watch baseado em inteligência artificial aprovado pela FDA – este aprende a detetar crises epilépticas tónico-clónicas generalizadas em doentes com epilepsia e notifica imediatamente os cuidadores desses doentes.

No dia 29 de março, a Professora Picard irá apresentar à audiência o desafiante mundo da inteligência artificial.

 

Domingo, 29 março 2020: Keynote Lecture – Nobel Lecture

PROFESSOR SIR TIM HUNT, PhD

O Professor Tim Hunt é um bioquímico inglês reconhecido pela sua investigação pioneira sobre a regulação do ciclo celular.

Nos primeiros anos da sua carreira, enquanto estudava o ovo do ouriço do mar no Marine Biological Laboratory, fez a descoberta inovadora da ciclina, uma proteína reguladora do ciclo celular – o Professor Hunt é fã de ciclismo e, com essa inspiração, nomeou-a com base na observação das alterações cíclicas dos seus níveis. Esta descoberta valeu-lhe o Prémio Nobel em Fisiologia ou Medicina em 2001 (em conjunto com Paul Nurse e Leland H. Hartwell).

Além deste reconhecimento, a verdade é que a descoberta da ciclina abriu caminho para o desenvolvimento de novas terapêuticas para o cancro, conferindo-lhe ainda maior destaque e relevância prática.

O Professor Hunt é ainda um grande apologista da investigação científica. Após o seu reconhecimento com o Nobel, passou bastante tempo a viajar e discursar para audiências gerais e especializadas acerca da sua perspetiva pessoal, enfatizando a importância de se divertirem e de terem sorte. Acredita ainda que a Ciência beneficia quando é dado poder aos jovens.

No dia 29 de março, irá marcar presença na 11ª edição do AIMS Meeting para inspirar a audiência com a sua mente brilhante.

 

Programa Social

Se para ti o evento não acaba nas palestras e workshops, o AIMS apresenta outras actividades que podes aproveitar. Para terminar os dias do congresso, podes escolher dentro de um conjunto de atividades, no espírito do:

  • Fight or flight” – Atividades mais físicas, desde caminhadas, aulas de yoga, etc.;
  • Rest and digest” – Experiências gastronómicas, provas de vinho, etc..

E se adoras o teu fato ou queres mesmo uma desculpa para voltar a usar aquele vestido, a Gala é o evento para ti (em local a confirmar).

 

Inscrições

Agora que agarrámos a tua atenção e afinámos a tua vontade de marcar presença na 11ª edição do AIMS Meeting, resta-vos saberem como podem garantir o vosso lugar.

As inscrições para alunos externos à FMUL (Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, anfitriã do congresso) terão lugar em 2 tempos, que correspondem a 2 modalidades distintas de bilhetes:

1) No dia 30 de novembro (sábado), irão abrir as inscrições para o “full ticket”, mantendo-se assim até dia 4 de dezembro (quarta feira); este bilhete inclui (i) as 12 palestras, (ii) a participação em 2 workshops, (iii) o programa cultural (sujeito à disponibilidade), (iv) a Gala (sujeita à disponibilidade e não incluída no preço deste bilhete), (v) os almoços nos 3 dias do congresso, e (vi) 3 coffee breaks – tudo isto pelo valor de 40€;

2) Em alternativa, estarão abertas entre os dias 7 de dezembro (sábado) e 12 de dezembro (quinta feira) as inscrições para a modalidade “morning ticket”, a qual, pela quantia de 18€, garante a assistência às 12 palestras e o acesso da 3 snack boxes (distribuídas durante os coffee breaks).

Se quiseres saber mais sobre o AIMS, podes consultar o website: http://www.aimsmeeting.org/; e mantém-te atento às suas redes sociais!

Encontramo-nos por lá?


AUTORES

Carolina Gavancho 

David Gil

João Rocha Gonçalves

Sara Serra

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here