Darth Vader – um caso clínico

Na altura em que chega às salas de cinema o tão aguardado sétimo capítulo de uma das sagas cinematográficas mais populares da história da sétima arte, olhamos para a vida e o sofrimento daquele que é, sem margem para dúvidas, o vilão mais icónico de uma galáxia muito, muito distante…

O Escolhido da Força

aniposter

Anakin Skywalker, Cavaleiro Jedi; Darth Vader, Lorde Negro dos Sith. in Erika’s Art Zone.

O mais emblemático Senhor das Trevas da Galáxia nasceu no longínquo Planeta Tatooine da Orla Exterior, filho de uma escrava. Anakin Skywalker, como então era conhecido, seria anos mais tarde descoberto por dois Cavaleiros Jedi, protetores da República Galáctica, que por coincidência passavam por esse planeta numa missão diplomática. Um desses cavaleiros, Obi-Wan Kenobi, tomaria Anakin como seu aprendiz, treinando-o nas artes da mística Força, após a morte do seu mestre às mãos de um Lorde Sith.

Após Skywalker ser seduzido pelo Lado Negro da Força, tornando-se Darth Vader, seria mesmo Obi-Wan quem viria a defrontar – e vencer – o seu protegido, num fatídico duelo no planeta vulcânico de Mustafar. Após perder o membro superior esquerdo e ambos os membros inferiores, cortados pelo sabre de luz do Mestre Kenobi, o corpo do Lorde Negro dos Sith ficou irremediavelmente lesado pela lava do planeta. Para uma pessoa normal, a perda de líquidos decorrente desta queimadura tão extensa levaria a um choque hipovolémico e à morte; Vader sobreviveu graças à sua força de vontade, aliada ao seu recurso ao Lado Negro da Força, resistindo até à chegada do Imperador, seu mestre. Este estabilizou-o e levou-o de volta à capital galáctica de Coruscant, onde foi colocado numa armadura de suporte de vida que durante décadas lhe esconderia a face.

You were the chosen one! It was said that you would destroy the Sith, not join them. You were to bring balance to the force, not leave it in darkness.

Obi-Wan Kenobi
Ani01

O “renascimento” de Darth Vader.

Um Equipamento Mítico

Diagrama geral da armadura do maior guerreiro do Império Galáctico.

A icónica armadura E-3778Q-1 não só cumpre a antiga tradição Sith de dar aos guerreiros do Lado Negro um aspeto intimidante, como é essencial para manter Vader vivo e funcional, através da sua função de unidade de suporte de vida. Para além disso, também lhe confere uma série de capacidades sobre-humanas.

Funções vitais

A regulação de todas as funções essenciais para a vida do Lorde Sith está no painel de controlo instalado no seu tórax – este integra a informação e controla as unidades neurológica e cardiopulmonar. A temperatura é mantida por uma unidade de aquecimento instalada nas suas costas e regulada por um painel no cinto.

Os danos obtidos em Mustafar afetaram profundamente o sistema respiratório de Vader, necessitando de um ventilador – instalado na máscara do capacete – e implantes para permitir o ciclo respiratório e a difusão gasosa. O som característico da sua respiração pelo ventilador – semelhante aos sibilos de um doente asmático – tornou-se a marca da sua presença. Outros implantes foram colocados no coração, permitindo manter a capacidade contrátil, embora a frequência cardíaca seja regulada apenas pelo sistema de suporte, ao contrário da frequência respiratória.

Capacete

darth-vader-helmet-revealed-1

Esquema do capacete de Darth Vader.

Cabe ao memorável capacete de Vader não só permitir a sua célebre respiração, como a transmissão dos dados de atividade cerebral para o computador central instalado na peça do tórax, graças a elétrodos inseridos na sua pele. Possui também placas de condução térmica, que permitem a dissipação do calor em excesso.

O colar cervical desempenha uma função estrutural estabilizadora e permite também a passagem de dois tubos de alimentação ligados a um reservatório de pasta nutritiva e também à máscara facial que permitem ao Lorde Sith alimentar-se sozinho por via oral quando deseja, embora também receba nutrição endovenosa.

Um amplificador de voz permite tornar a sua voz natural, reduzida a um murmúrio pelas lesões decorrentes da batalha com Obi-Wan, num imponente tom de voz capaz de aterrorizar os seus inimigos.

Sentidos

WithinMask

O interior da máscara de Vader.

A armadura possui diversos sensores – de radiação, temperatura e toxicidade atmosférica – localizados na base do nariz, aumentando também as capacidades olfativas.

A região ocular permite a deteção de radiações do espetro ultravioleta e infravermelho, restringindo a entrada de luz para proteção das retinas já danificadas de Vader; os sensores ópticos também fornecem dados importantes relativos ao ambiente, atmosfera e biosfera do espaço que o rodeia, permitindo que o aprendiz do Imperador aborde dinamicamente as suas missões e se adapte aos diversos perigos.

A cartilagem do ouvido externo foi reconstruída, mas a destruição irremediável da membrana timpânica obriga a uma transmissão direta das ondas sonoras para implantes no ouvido interno. Os otimizadores auditivos permitem uma extensão da janela auditiva até aos 40 kHz – os seres humanos têm o seu limite nos 20 kHz –, assim como abafadores de som que lhe conferem proteção contra ataques de armas sónicas.

Esqueleto e exoesqueleto

dWtAB

“Radiografia imperial” do esqueleto modificado de Lorde Vader.

O estado de Vader requeriu numerosas alterações ao seu esqueleto, com implantação de placas metálicas na sua caixa torácica, substituindo as quatro primeiras vértebras e o esterno, de forma a permitir a passagem dos cabos do computador central. No local da articulação do seu ombro direito foi colocada uma prótese total.

Todo o abdómen é rodeado por uma grelha rígida que protege os órgãos internos. O corpo está totalmente coberto e isolado por um fato justo, e as peças de proteção dos membros conferem uma considerável resistência a múltiplos tipos de agressões.

Locomoção

Anakin_robo_arm

A primeira prótese mecânica de Anakin Skywalker, implantada no seu braço direito.

Antes mesmo do desastre em Mustafar, já Anakin Skywalker havia perdido a metade distal do antebraço direito, num combate com o tirânico Conde Dooku, substituída algum tempo mais tarde por um implante mecânico. Depois da sua derrota às mãos de Kenobi e da consequente “transformação”, novos membros prostéticos foram necessários para recuperar a mobilidade.

Ligadas a sensores que reconhecem os impulsos dos nervos lesados, as próteses permitem o movimento voluntário com recurso a um sistema hidráulico e de complexas articulações mecânicas que mimetizam as biológicas, auxiliados ainda por implantes geradores de impulsos elétricos nos músculos, que permitem a contração das fibras lesadas. Para além de lhe devolverem a locomoção, estes apêndices conferiram-lhe também uma força sobre-humana, potenciada ainda mais pelo seu domínio habilidoso da Força.


ventilator

Com frequência, é este o sofrimento final de muitos doentes que lutam para viver…

Anakin Skywalker viveu com esta limitação durante mais de duas décadas, até à sua redenção e morte, ao proteger o seu filho dos relâmpagos da Força do Imperador. No entanto, apesar da sua claustrofobia e inadaptação inicial, a sua intimidante estatura e força davam-lhe uma posição imponente entre os soldados do Império Galático.

Os muitos sistemas de suporte vital da armadura de Vader – cuja tecnologia já era relativamente obsoleta no momento em que foi implantada – existem já no nosso quotidiano, sendo muitas vezes o único obstáculo entre muitos doentes e a morte. No entanto, ainda estamos muito longe do grau de eficácia e mobilidade, bem como dos melhoramentos promovidos por aquele fato negro.


A história de Darth Vader terminou, mas este universo ainda tem muito para contar. As expetativas para o lançamento nos cinemas d’O Despertar da Força estão sem dúvida elevadas, e cabe à nova geração provar que é capaz de honrar o legado deixado pelas aventuras passadas há muito tempo, numa galáxia muito, muito distante…

Nothing will stand in our way. I will finish… What you started.

Fontes Bibliográficas
  • Star Wars. Dir. George Lucas. Twentieth Century Fox Film Corporation; 1977. Film.
  • The Empire Strikes Back. Dir. Irvin Kershner. Twentieth Century Fox Film Corporation; 1980. Film.
  • Return of the Jedi. Dir. Richard Marquand. Twentieth Century Fox Film Corporation; 1983. Film.
  • Star Wars: Episode I – The Phantom Menace. Dir. George Lucas. Twentieth Century Fox Film Corporation; 1999. Film.
  • Star Wars: Episode II – Attack of the Clones. Dir. George Lucas. Twentieth Century Fox Film Corporation; 2002. Film.
  • Star Wars: Episode III – Revenge of the Sith. Dir. George Lucas. Twentieth Century Fox Film Corporation; 2005. Film.
  • Blackman WH, Fullwood I. Star Wars, The New Essential Guide to Weapons and Technology. Lucasbooks; 2004.
  • Stover MW, Lucas G. Revenge of the Sith. Lucasbooks; 2005.
  • Reynolds DW, Luceno J. Star Wars, The Complete Visual Dictionary. Dk Pub; 2006.
  • Reaves M, Perry S. Star Wars, Death Star. Random House LLC; 2007.
  • Blake, E. Anakin Skywalker/Darth Vader “Embracing the Darkness” Poster. Erika’s Art Zone; 2012. Image.