Matriz da PNA 2020: Tudo o que Deves Saber!

Hoje, 9 de Maio de 2019, foi publicado em Diário da República o Despacho n.º 4724-A/2019 referente à Matriz da Prova Nacional de Acesso (PNA) do ano de 2020. Neste documento estão explícitos os conteúdos a estudar no âmbito da PNA e as Competências a testar dentro dos conteúdos: Mecanismo de Doença (MD), Capacidade de estabelecer diagnóstico (D), Promoção de medidas de saúde e preventivas (P), Elaboração de um plano terapêutico (T) e Elaboração de um plano de gestão do doente (GD).

Após uma análise comparativa desta atualização face ao Despacho Despacho n.º 4412/2018 publicado em Diário da República a 4 de Maio de 2018 (relativa à Prova Nacional de Acesso de 2019), verificam-se alterações significativas.

Começamos por destacar a grande diferença dos conteúdos no âmbito da Pediatria. Aqui verifica-se uma re-estruturação dos temas da Matriz, evidente tanto em termos das competências a testar dentro de cada um deles como do seu próprio conteúdo.

No âmbito da Medicina, é dado maior ênfase à componente da Promoção de Medidas de Saúde e Prevenção (P), verificando-se o oposto nos conteúdos de Psiquiatria.

No que concerne à Bibliografia recomendada, mantém-se a norma de que os livros que devem ser utilizados pelos estudantes serão os publicados até 18 meses antes da data da Prova Nacional de Acesso que estes realizarão. Destaca-se a alteração da fonte bibliográfica para o estudo da Otorrinolaringologia (Probst, R., Grevers, G. & Iro, H., “Basic Otorhinolaryngology”, Thieme).

Foi elaborada uma tabela dos conteúdos da matriz hoje publicada (referentes à PNA de 2020), comparando-os com os da PNA de 2019. Consulta a tabela aqui.


AUTORES

Beatriz Oliveira 

Lia Bruno

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here