ESPECIAL FRONTAL Semana do Cérebro 2018

BrainWeekA Semana Internacional do Cérebro, uma iniciativa global promovida anualmente pela Dana Alliance for Brain Initiatives, já arrancou! O protagonista é conhecido como sendo o sistema vivo mais complexo e fascinante do Universo, e o único órgão conhecido dotado de consciência subjetiva de si e do mundo – o cérebro humano, claro está.
A FRONTAL aderiu à celebração deste evento, que almeja prestar vénia ao “templo” da nossa alma (ou ao computador biológico por excelência, dependendo da perspetiva) e popularizar a investigação realizada no campo das Neurociências. Para começar: sabias que o cérebro é o órgão que mais cresce após o nascimento, não obstante a maioria dos neurónios já se encontrar patente à nascença? Ou que a gordura perfaz aproximadamente 60% da sua composição? E que as taxas de seguro automóvel nos EUA são significativamente mais baixas após os 25 anos, altura em que o cérebro humano se torna completamente maduro?
É verdade que o cérebro da espécie humana não é o maior – honra concedida aos cachalotes, cujo cérebro chega a atingir os 17 Kg –, mas em contrapartida é o que goza proporcionalmente de maior peso: para o ser humano esses valores são de 1 para 50, irrivalizáveis face ao rácio da maioria dos mamíferos (1-180) ou das aves (1-220). Este cofre de memórias e emoções não cessa de fervilhar à custa de uma armada equipada por cerca de 86 biliões de neurónios…! Cofre? A expressão “pudim” de pensamentos seria porventura mais feliz, atendendo à sua consistência gelatinosa. Um cubo gigante de tofu pensante em ebulição!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here