iMed Conference® 9.0 | Launch Event

iMedlaunch

O tão aguardado evento de lançamento da iMed Conference® 9.0 decorreu na passada terça-feira, dia 16 de Maio, na Sala dos Actos do edifício sede da NMS | FCM. Subordinada à máxima “Explore the exceptional”, esta nona edição promete muitas surpresas e um painel de oradores à altura das mais desafiantes expectativas. A FRONTAL esteve presente e dá-te a conhecer as novidades em primeira mão!

O discurso de abertura ficou a cargo do Diretor da Nova Medical School| Faculdade de Ciências Médicas (NMS|FCM), o Professor Doutor Jaime Branco, que fez questão de salientar a qualidade e o prestígio a que a iMed Conference tem vindo a ser associada. “Qualidade, inovação e procura contínua do conhecimento” são os eixos basilares pelos quais o “melhor congresso europeu para estudantes de Saúde e Ciências da Vida” se norteia.

Seguidamente, o Professor Doutor João Paço, Diretor Clínico e Coordenador do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital CUF Infante Santo, partilhou a sua experiência sobre o projeto humanitário que desenvolve em S. Tomé e Príncipe, o mesmo que os alunos vencedores da Clinical Mind Competition têm tido a oportunidade de conhecer.

Após esse testemunho pessoal seguiu-se a intervenção de Edgar Simões, presidente da Associação de Estudantes da NMS|FCM. Além de destacar uma vez mais a excelência deste projecto estudantil, incentivou todos os “estudantes de ciências da vida a [virem] descobrir um pouco mais sobre temas inovadores e [sobre] os testemunhos daqueles que foram capazes de olhar mais longe” e explorar o excepcional.

O desfecho do evento de lançamento deu-se pelas palavras de Filipa Rodrigues, Presidente do Comité responsável pela Organização da iMed Conference® 9.0, que, depois de apresentar toda a equipa, revelou o tão aguardado Programa Científico. Cardiologia, Abordagens Inovadoras em Medicina, Sexologia Médica e, por fim, Cirurgia e Cuidados Intensivos serão os “temas-chave” explorados.

Tema 1 – Cardiologia | A beat further 

Chairman: Professor Carlos Aguiar, Cardiologista Assistente no Hospital de Santa Cruz e Vice-Presidente da Secção de Cardiologia da European Union of Medical Specialists.

Oradores:

  • Carlo Pappone, MD, PhD: Director do Departamento de Arritmologia no Hospital de San Raffaele, em Milão. Foi o primeiro a realizar, em 2006, uma ablação cardíaca transatlântica (Boston/Itália) com sucesso. A sua palestra focará o papel da cateterização e terapia electrónica na insuficiência cardíaca e fibrilhação auricular.
  • Ferdinand Waldenberger, MD, PhD: Formou-se na Áustria e doutorou-se na Bélgica. É director do General Clinical Centre Klagenfurt desde 2010 e virá conferenciar sobre os desafios inerentes à cirurgia cardiotorácica.
  • Aneil Malhotra, MD: Formou-se na Universidade de Cambridge, fez o internato em Oxford e neste momento está a desenvolver a sua tese em cardiologia desportiva e doenças cardíacas congénitas. Discursará sobre a influência dos treinos de alta intensidade no tecido cardíaco dos atletas e sobre o modo como os doentes com defeitos cardíacos congénitos podem contornar a dificuldade em se exercitarem fisicamente.

 

Tema 2 –Innovative Approaches | A new era

Chairman: Ricardo Baptista Leite, MD, PhD, actualmente clínico e deputado na Assembleia da República Portuguesa, é especialista e graduado em Saúde Pública, Infecciologia e Tecnologias de Informação.

Oradores:

  • Martha Clokie, PhD – Não é clínica mas sim bióloga. Tirou o mestrado em Biodiversidade em Edimburgo e o doutoramento em Ecologia Molecular na Universidade de A tónica da sua palestra recai sobre a aplicabilidade potencial dos bacteriófagos na luta contra a resistência antibiótica.
  • Nishan Ramnarain, MD: Fez a sua formação em Oxford, é ortopedista e actualmente Senior Director em Bioeletrónica na GlaxoSmithKline. Virá ao congresso dar uma perspectiva sobre como a manipulação do sistema nervoso pode ser importante no tratamento de doenças inflamatórias, respiratórias, endocrinológicas, entre outras.
  • Markus Krane, MD, PhD: Estudou em Munique, fez o internato no Departamento de Cirurgia Cardiovascular na German Heart Center Munich. A sua investigação incide na regeneração cardíaca (nomeadamente no uso cardiomiócitos desenvolvidos in vitro para fins de transplantação). Um dos objetivos da sua palestra será esclarecer a potencialidade/viabilidade do uso de células estaminais regenerar o coração pós-enfarte.

Tema 3 – Sexologia Médica | Beyond the shades

Chairman: Pedro Freitas, MD, PhD é doutorado em Sexologia Clínica pela American Academy of Clinical Sexologists, é presidente da Academia Portuguesa de Sexologia e foi premiado com a Magnus Hirschfeld Medal, atribuída pela German Society for Sexual Science.

Oradores:

  • Anna Murray, PhD: Graduada pela Southampton University em Biologia, onde também completou ou seu doutoramento. É professora e investigadora na University of Exeter Medical School e a sua palestra incidirá sobre as alterações genéticas que condicionam a menopausa.
  • Ivanka Savic-Berglund, MD, PhD: É Professora de Neurologia no Karolinska Institute, em Estocolmo, e Professora convidada na University of California, em Los Angeles. O seu trabalho centra-se nas diferenças neurobiológicas, a nível anatómico e funcional, em transsexuais e homossexuais.
  • Pamela Grawler-Wright: É psicoterapeuta e o seu trabalho baseia-se nos princípios da psicoterapia eriksoniana. Apresentará a sua pesquisa pioneira sobre a utilização de storytelling no tratamento de trauma sexual, depressão e ansiedade.
  • João Décio Ferreira, MD, PhD: É especialista em Cirurgia Plástica e de Reconstrução, sendo responsável pelo único Centro de Cirurgia de Reatribuição de Género em Portugal, entre 2005-2011, no Hospital de Santa Maria. Foi também premiado com a Magnus Hirschfeld Medal, pela German Society for Sexual Science. Partilhará a sua vasta experiência sobre a temática em questão.

Tema 4 – Cirurgia e Cuidados Intensivos | Stiching the future

Chairman: António Gentil Martins, MD licenciou-se na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. É pediatra e cirurgião plástico, subespecialista em Oncologia Pediátrica (tendo fundado o departamento homónimo no Instituto Português de Oncologia). Foi Bastonário da Ordem dos Médicos entre 1977 e 1986 e pioneiro no tratamento multidisciplinar em Oncologia Pediátrica. Realizou mais de doze mil cirurgias até ao presente e é autor de mais de vinte técnicas originais.

Oradores:

  • Iain Hutchinson, MD, PhD: É cirurgião maxilo-facial no Bartholomew’s Hospital, em Londres, especialista em cirurgia oncológica, reconstrução de deficits faciais severos e fundador da Saving Faces. Debruçar-se-á, na sua palestra, sobre a importância da investigação nas especialidades médico-cirúrgicas.
  • Konrad Reinhart, MD: É um dos principais impulsionadores das campanhas de sensibilização contra a sépsis. Pertence à World Federation of Societies of Intensive and Critical Care Medicine e é membro do Fórum Internacional da Sépsis. Virá apresentar a sua visão sobre a sépsis.
  • Ross Ficher, MD: É cirurgião pediátrico no Sheffield Children’s Hospital, no Reino Unido e especialista em cirurgia oncológica. Partilhará a sua experiência sobre a área.

iMed Sessions

Franck Baudino, MD: Médico e graduado em Ciências Políticas, iniciou a sua carreira como clínico geral e continuou a sua formação em emergência médica. Participou em várias missões no estrangeiro, organizadas pelas embaixadas francesas, com o objetivo de restruturar sistemas de saúde. A sua palestra incidirá na telemedicina e respetivas potencialidades no acesso aos cuidados de saúde.

Gary Edwards: É palhaço profissional, tendo já trabalhado com a “Red Nose International” em diversos países. Defende que o humor deve ser incorporado nos cuidados de saúde.

Maria Palha: Graduada em Psicologia e com especializações em “Therapy by Art” e “Social Entrepreneurship”, é membro dos Médicos sem Fronteiras e viaja pelo mundo para implementar programas de saúde mental em diferentes contextos de crise humanitária. Publicou em 2016 o livro “Uma Caixa de Primeiros Socorros às Emoções”, sobre o qual palestrará.

Nobel Lecture

Quanto à Nobel Lecture, o convidado deste ano é Eric Wieschaus, PhD, que ganhou o prémio Nobel da Fisiologia e Medicina em 1995 pelas suas descobertas a respeito do controlo genético no desenvolvimento biológico.

iMed Competitions

As Competitions marcarão presença, como habitual. A Clinical Mind Competition contará mais uma vez com a participação da Dra. Lisa Saunders, MD, PhD, enquanto Sessão Plenária que servirá de preâmbulo à Innovate Competition estará a cargo de Maria Mota, MD, PhD.

Adicionalmente, a nona edição pautar-se-á por algumas diferenças face às edições anteriores. Uma delas consiste na criação de duas “Humanitarian Lectures”, especialmente concebidas a pensar nos conflitos que têm marcado a actualidade. A sessão de abertura estará à responsabilidade de Tawfik Chamaa, MD, PhD, porta-voz da UOSSM (“Union des Organisations de Syriennes de Secours Médicaux”), uma entidade humanitária não-governamental cuja principal missão é a de providenciar ajuda humanitária e médica a sírios que tentem fugir do país; já a sessão de conclusão será conduzida por Louisa Chan Boegli, MD, PhD, membro executivo da Rugiagli Initiative, uma iniciativa que visa promover a colaboração internacional em países em conflito através da criação de portos de saúde e de paz.

Uma outra diferença prende-se com a localização da iMed Conference 9.0, que desta feita terá lugar no Teatro Camões, entre os dias 25 a 29 de Outubro de 2017.

E tu, atreves-te a “Explorar o excepcional”? A FRONTAL aceita o desafio!

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here