Uma Nova Mensagem

DAEFCML 2

“Just as energy is the basis of life itself, and ideas the source of innovation, so is innovation the vital spark of all human change, improvement and progress”, assim o diz Ted Levitt e eu não podia estar mais de acordo.

Vivemos num tempo de mudança, não há como negá-lo. A crise económica que Portugal atravessa obriga-nos a mudar estilos de vida, a sermos criativos e inovadores de forma a adaptarmo-nos à adversidade. No ensino da Medicina surge uma série de novas propostas derivadas da revisão do regime do Internato Médico e que prometem mudar significativamente a sua estrutura. Na FCM-NOVA encontramo-nos no 2º ano da nova reforma curricular, com tudo aquilo que ela representa para os alunos e para a instituição, bem como temos a tão esperada inauguração dos novos Edifícios Escolares, prevista já para o mês de abril.

Sala de Convivio AEFCMLA AEFCML não fica aquém desta onda de novidade. A nova Direção 2012/2013 tomou posse no dia 30 de novembro, cheia de novas ideias e motivação para mudar. Começamos pela renovação da sala de convívio da Associação de Estudantes, pintada e remodelada para se tornar num espaço mais simpático e confortável para os alunos. Demos também início ao nosso inovador projeto, o Saúde Porta a Porta, cujo objetivo consiste em proporcionar aos alunos participantes uma nova forma de lidar com a saúde dos idosos, promovendo a sua qualidade de vida e lutando contra o abandono e solidão, lugares comuns na nossa sociedade.

Ambicionamos ainda que o congresso iMed 5.0 – Innovating Medicine seja um sucesso, que faça chegar até aos nossos alunos o que de mais inovador se faz a nível mundial na área das ciências da vida e que seja uma forma da AEFCML se assumir como uma Associação determinada e dinâmica.

A 2ª edição dos estágios PECLICUF promete novidade, a Liga Santana vai trazer competição e no Twinning Project não faltará aventura.

E porque a novidade é boa mas não devemos nunca esquecer as origens, há projetos que se tornaram marcos inalteráveis na AEFCML. Como exemplo disso temos a 12ª edição do Hospital da Bonecada®, projeto pioneiro em Portugal e que tem crescido de forma a ser já uma referência nacional no mundo do associativismo.

A Ação Social será um pilar sólido da nossa missão e vamos unir esforços para chegar mais perto de quem necessita. Iremos continuar a incorporar alunos no trabalho da Biblioteca da FCM-NOVA, característica única que distingue a AEFCML de outras AEs das Escolas Médicas. Acompanharemos também o bom trabalho dos Serviços de Ação Social da NOVA que este ano já atribuiu um maior número de bolsas de apoio social e de valor médio superior, comparativamente a igual período do ano passado.

Queremos assim iniciar um novo mandato cheio de energia e dinamismo, aperfeiçoando o bom e renovando o que tem potencial para ser melhor. E queremos acima de tudo que faças parte desta mudança, que te identifiques com a nossa linha de ação e que faças da AEFCML a tua Associação de Estudantes, porque afinal és a nossa Prioridade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here