Eis a Questão: Dr Ricardo Fernandes

Bronquiolite e sibilância aguda em idade pré-escolar:

Há tratamento?

Doutor Ricardo Fernandes

Laboratório de Farmacogia Clínica e Terapêutica, FML

[hr]

Doutor Ricardo Fernandes
Doutor Ricardo Fernandes

A bronquiolite viral é a infeção aguda das vias respiratórias inferiores mais comum durante a infância, tendo um impacto clínico e económico substancial. A abordagem terapêutica varia a nível mundial face à diversidade de intervenções existentes e à escassez de evidência que suporte o seu uso. Os dados são igualmente controversos quanto ao tratamento dos sintomas pós-bronquiolite.

Estas controvérsias terapêuticas estão relacionadas com as limitações dos ensaios clínicos realizados nestas áreas, em particular a escolha heterogénea e desadequada de outcomes e escalas de gravidade.

Em Portugal não se conhecem estudos sistemáticos sobre a abordagem da bronquiolite, sendo estes necessários para intervenções de melhoria da qualidade de vida.

Inseridos numa linha de investigação consistente e com colaborações internacionais, os projetos propostos têm como principais objetivos conhecer a abordagem diagnóstica e terapêutica na bronquiolite a nível nacional e contribuir para a caracterização e avaliação crítica dos outcomes escolhidos em estudos terapêuticos.

Os alunos PIATI terão a oportunidade de colaborar a todos os níveis de desenho, execução e publicação dos vários estudos em curso, assim como em atividades de epidemiologia clínica, ensaios clínicos e meta-análises.

[list type=”arrow”][li]MAIS INFORMAÇÕES[/li][/list]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here