Mensagem da Presidente da AEFCM, Inês Neri

NOVA Medical School | Fotografia de Carolina dos Santos

Caro colega,
Porquê Medicina?

Enquanto Médico do Futuro, questiona-te sobre o estilo de vida que escolheste. Esse mesmo estilo de vida deverá ostentar como prioridades o respeito pela vida humana e pela sua dignidade, o dever da não-discriminação, a proteção dos mais frágeis, o dever de sigilo médico, o dever de solidariedade e o dever de entreajuda e respeito entre profissionais, bem como o de contribuir para o progresso da medicina.

Mantém, ao longo da tua vida profissional, a visão poética que trazes da arte médica. Afinal, o corpo humano foi, é e será sempre a mais bela obra de arte. Essa visão será sistematicamente torpedeada por ações movidas por setores sociais diversos e alavancados por interesses corporativos. Informa-te, participa e resiste ativamente a tais investidas. Aceitaste, ao entrar em Medicina, desempenhar a nossa quota-parte na prossecução de um Portugal saudável e feliz, uma vez que o futuro de uma nação é proporcional ao nível de saúde do seu povo.

As opções políticas do nosso país deverão obrigatoriamente ter como pilar parâmetros de saúde. Cabe às forças políticas e executivas as decisões vigentes à criação de um sistema de saúde que satisfaça as necessidades dos portugueses. Cabe-nos a nós, estudantes de Medicina exercer o nosso dever cívico na construção da sociedade que integramos e garantir uma próxima geração de médicos, através de uma necessária militância humilde, técnica e cientificamente evoluída, capaz de responder prontamente aos desafios constantes que se irão colocar.

Medicina, porque é, provavelmente, o que melhor adapta a nossa capacidade intelectual à responsabilidade social e ao respeito pela vida. Será a Medicina atual a fazer de nós Médicos do Futuro. E, porque uma geração prevenida vale por duas, não cruzes os braços na árdua cruzada que iremos enfrentar para colocar a Medicina portuguesa no patamar de excelência que o nosso país precisa.


Fotografia: Carolina dos Santos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here