Ginásio em Casa

Musculação no ginásio é a forma mais fácil e segura de praticar musculação.  No entanto, é perfeitamente possível e igualmente eficaz realizar um bom programa de musculação em casa ou ao ar livre, desde que se conheça as técnicas certas. É possível assim poupar na mensalidade do ginásio, sem no entanto deixar de cuidar e fortalecer o corpo. Neste sentido deixo aqui algumas dicas.

GinasioCasa2

Para perder peso, recomendo a prática de exercício aeróbio (corrida, natação, etc), porque é mais eficaz. Devem-se realizar pelo menos 150 minutos de exercício aeróbio moderado ou 75 minutos de exercício intenso, seguido de alongamentos e acompanhado por uma alimentação saudável.

Quanto à musculação, chamo à atenção que é fundamental a manutenção de uma postura corporal correta, seja qual for o exercício a realizar, de forma a evitar lesões. Recomendo a visualização de tutoriais que ensinam a técnica dos exercícios. Pessoalmente prefiro os vídeos de Scooby’s Workshop e as animações de Passion4Profession. Há muitos outros na internet, mas é preciso sempre avaliá-los com um sentido crítico.

GinasioCasa1

É de notar que os resultados de qualquer programa de musculação não são imediatos, é preciso paciência e dedicação. Para um principiante, recomendo recorrer a um programa pré-feito.  Neste realiza-se musculação 3 vezes por semana, 30 minutos cada, e exercício aeróbio diariamente por 20 minutos, dando um total de 230 minutos semanais, ou cerca de 4 horas. O programa mencionado carece de exercícios que fortalecem as costas. Acho importantíssimo acrescentar tais exercícios, de forma a prevenir a tão comum lombalgia, especialmente para estudantes como nós que passam muito tempo sentados. Estes exercícios acrescentados ao programa, aumentam o tempo de musculação para 38 minutos, ou cerca de 4 horas e meia semanais. É de notar que o exercício aeróbio inclui as modalidade coletivas, tal como o Futebol, Vólei ou Basquete, havendo ainda a vantagem de te permitir socializar com os teus colegas. A importância da realização de exercício aeróbio para ganhar massa muscular não parece óbvia ao início, no entanto, tendo em conta que  aumenta a sensibilidade à insulina e o fluxo sanguíneo, permite assim maior entrada de nutrientes nas fibras  musculares e maior espessamento.

Portanto, não deixes que a mensalidade do ginásio te impeça de te exercitares. Escolhe um programa de musculação, aprende as técnicas corretas e mantém-te ativo!

Ginasiocasa4

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here