Natação, Segundo Vasco Gaspar

Vasco Gaspar (VG) é um colega nosso do 3º ano que aceitou ser entrevistado pela FRONTAL e partilhar connosco a sua experiência de nadador.

VascoGaspar3

Frontal (F) : O que é que praticas e em que é que consiste?

VG :  Pratico Natação de Águas Abertas, é uma modalidade aquática que consiste em nadar num espaço aberto (mar, rio, lago, …) e onde o objetivo é chegar em primeiro lugar à meta tendo para isso de completar um determinado percurso (geralmente um circuito montado através de bóias). Existem provas com várias distâncias mas a minha especialidade são os 10km que são uma prova que é modalidade olímpica e que demoram cerca de 2 horas a nadar é uma prova equiparada à maratona do atletismo e também chamada de maratona aquática, é muito tatica: há que saber acelerar no momento certo, saber controlar a posição dos adversários, saber aproveitar a sua “cola ou onda” (o chamado draft como no ciclismo), saber quanto abastecer (beber líquidos energéticos), onde nos colocarmos no pelotão e na rondagem às bóias, ter orientação, saber evitar cotoveladas, socos e pontapés…

F : Quando é que começaste a praticar? O que é que te motivou para isso?

VG : Comecei a nadar desde os 2 anos por motivos médicos, mas só comecei a competir aos 14 anos na natação de piscina e só comecei a nadar águas abertas com 16 anos porque apesar de a maioria do treino ser feito na piscina, gostava da ideia de competir em espaço abertos sem estar a contar azulejos.

F : Os treinos ocupam muito tempo? Consegues conciliar o estudo e os treinos?

VG : Sim! Muito! Treino entre 9 a 10 vezes por semana cerca de 2horas por treino de água, fora aquecimentos, alongamentos e treino de ginásio (mais 3 horas semanais). O dia começa às 5h30 para ir nadar na Piscina do Estádio Universitário de Lisboa das 6h00 às 8h00 antes de ir para às aulas e à tarde das 17h00 às 20h00 na Piscina da SFUAP em Almada ou na Piscina do Jamor em Lisboa. É muito complicado e cada vez mais difícil… Até ao terceiro ano consegui conciliar tudo mas nunca consegui ter grandes notas. Só consegui o que consegui graças à ajuda de amigos excelentes que fiz na faculdade e também à disponibilidade dos meus treinadores. No ano passado não consegui passar a uma cadeira e, por ser ano barreira, estou a repetir o terceiro ano, custou ficar para trás um ano mas fazer tudo era sobre-humano e este ano tenho mais tempo para dedicar a tudo. O fato de o pico da época desportiva coincidir com a época de exames académicos não ajuda em nada e nem sempre há compreensão por parte da faculdade, quer no adiamento de exames ou trabalhos que coincidem com estágios ou provas, quer n a escolha de horários (nem digo que facilitem mas que permitam pelo menos conciliar as duas coisas) …

Natação

F :  Quais são as principais competições nas quais participaste?

VG : Participei em várias Taças do Mundo, Taças da Europa e Europeus desde 2006. Nos últimos tempos participei na prova de Qualificação para os Jogos de Londres 2012 que foi realizada em Junho em Setúbal; no Europeu Absoluto em Piombino (Itália) em Setembro  de 2012; mais recentemente na Taça do Mundo em Santos (Brasil) em Janeiro de 2013 e na Taça do Mundo em Eilat (Israel) em Março de 2013.

F : Tens alguma mensagem a transmitir aos teus colegas interessados em praticar Natação?

VG : A natação é um desporto excelente para descontrair de todo o stress do dia-a-dia, e é um desporto muito completo que permite trabalhar quase todo o corpo e manter em forma. Além disso é excelente para poder ir dar uns mergulhos no verão sem ficarmos preocupados. Existem provas de natação a nível universitário onde a NOVA costuma estar representada inclusive por alunos da FCM, é sempre um dia bem divertido com gente muito bem disposta se quiserem participar estão à vontade, estou à disposição no que puder ajudar.

[hr]
Artigo anteriorLeite, o “inocente” sob suspeita
Próximo artigoA Medicina em “A Guerra dos Tronos”
Alexei Buruian, aluno do 4º ano na FCM-NOVA. Nasci na Moldávia e vim para Portugal em 2002, em 2010 ingresso no Ensino Superior. Atualmente sou colaborador do departamento Desportivo da AEFCML e da revista FRONTAL. Um grande agradecimento meu aos atletas que se disponibilizaram para fazer os artigos, foi um privilégio entrevistar-vos :) Estamos sempre à procura de atletas a quem possamos entrevistar! Se praticas alguma modalidade desportiva, especialmente uma que ainda não conste nos artigos disponíveis, então contacta-nos para desportivo@ae.fcm.unl.pt e partilha a tua história com a faculdade!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here