Rugby, Segundo António Trigueiros

O meu nome é António Trigueiros, sou aluno do 1º ano da FCM-NOVA e jogo Rugby no Sporting Clube de Portugal.

O Rugby é um desporto colectivo, que se pode jogar com equipas de 15 e 7 jogadores, cujo objectivo é entrar na área de ensaio do adversário e pousar a bola no chão de modo a fazer-se 5 pontos (um ensaio).

A bola tem um formato oval e não pode ser passada para a frente.

Antonio_Trigueiros

É um desporto muito táctico pois é preciso saber encontrar o espaço para perfurar a defesa adversária, ou, se não o houver, é preciso fazê-lo aparecer. É também um desporto de contacto o que, para quem não conhece, pode parecer um bocado agressivo.

Comecei a jogar relativamente tarde, aos 15 anos, no CDUP (Centro Desportivo Universitário do Porto) no escalão de sub-16. Tinha amigos que já jogavam que me convenceram a ir, além de que, no ano anterior, a Selecção Nacional tinha alcançado um feito notável: Ser a primeira equipa 100% AMADORA a conseguir chegar à fase final de um Mundial! Então decidi experimentar e, posso dizer, foi amor à primeira vista!!

Antonio_Trigueiros2

Agora jogo no Sporting CP que, este ano, voltou a ter uma equipa na modalidade, 48 anos depois, e já conseguimos ser campeões! Até fomos recebidos pelo presidente Bruno de Carvalho e demos a Volta de Honra no relvado do Estádio de Alvalade!

Sendo o Rugby um desporto muito físico, é extremamente exaustivo tanto física como psicologicamente, mas, no meu ponto de vista, isso não é obrigatoriamente mau, porque fazer este curso sem ter onde descarregar energias (e às vezes frustrações), para mim, era impensável…

Tenho treinos todos os dias, de campo e/ou ginásio e, não sendo eu a pessoa mais organizada do mundo, por vezes torna-se difícil conciliar tudo, mas não é uma missão impossível!

Antonio_Trigueiros1

Desde que jogo fui vice-campeão de sevens nos sub-16, semifinalista da Taça de Portugal nos sub-16 e nos sub-18 e 3º no Campeonato Nacional de sub-18, para além de ter sido Campeão Nacional da 2ª Divisão de Seniores, este ano, pelo SCP.

Espero continuar a jogar enquanto a faculdade me deixar (não sei como será a partir dos anos clínicos), mas, se pudesse escolher, só deixaria de jogar no final do 6º ano. Por agora resta-me continuar a trabalhar para ajudar a equipa a atingir o principal escalão de Rugby em Portugal, a Divisão de Honra e, quem sabe, um dia representar a Selecção, mas isso é só um sonho…

Aliás, o Rugby em Portugal está a crescer de tal maneira que, em Outubro passado, fomos Campeões Europeus de sub-19 e, neste momento, a Selecção de sub-20 está a disputar o Mundial da Categoria no Chile! Entretanto, em Rugby de VII (sevens) Portugal garantiu a posição de equipa residente na World Series e vai participar no Mundial agora em Junho e, quem sabe, nos Jogos Olímpicos em 2016.

Para mim, o Rugby é o melhor desporto do mundo. É um desporto muito completo pois é necessária grande preparação física e mental, para além de ser um desporto de equipa que nos ensina a trabalhar como tal (e todos sabemos que na nossa futura profissão isso é essencial), e transmite valores com os quais me revejo. Apoio, Lealdade, Respeito (não há discussões com o árbitro, por exemplo) Fraternidade (dentro de campo somos todos irmãos) e Raça. Se achas que te revês nestes valores, vem jogar também, de certeza que, seja para que equipa vás, vais ser muito bem recebido, porque isso faz parte do Rugby!

Antonio_Trigueiros3

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here