Voleibol, segundo Manel Albuquerque

No artigo desportivo desta semana, o destaque vai para o Manel Albuquerque, um dos jogadores de voleibol mais experientes da nossa faculdade e que representa a FCM e a NOVA no torneio universitário.

1291195_10202223996180841_141286053_n

Sou o Manel Albuquerque, aluno do 2º ano da Faculdade de Ciências Médicas. Jogo voleibol na equipa da faculdade e já tenho uns bons anos de experiência nesta modalidade. Comecei a jogar quando tinha 12 anos de idade por influência de amigos e família. Não demorou muito para me apaixonar. Hoje em dia, não consigo deixar de praticar.

1291990_10202223984140540_963072002_n

Muitos que joguem na praia por diversão devem perceber que o tempo de treino necessário para executar um passe tecnicamente perfeito, por exemplo, é assaz longo, o que me leva a afirmar que o voleibol é o desporto de equipa que requer mais técnica, habilidade e determinação de todos os existentes. Para além disso requer muita experiência em alta competição para compreender todo o universo da componente táctica. Toda esta complexidade sempre me cativou.

1376300_10202224003461023_1743751658_n

A minha caminhada no mundo do voleibol iniciou-se no Sport Lisboa e Benfica. Tal como em qualquer desporto, a influência do treinador é determinante e decisiva. Assim, devo quase tudo o que aprendi ao treinador que tive durante os 4 anos em que representei o clube da Luz. O meu grande orgulho é poder ostentar a faixa de campeão nacional que conquistei com a minha equipa no ano de 2010 no escalão de juvenis. Mais tarde, fui viver para Roma onde não deixei de jogar pois inscrevi-me num clube local. No ano em que entrei em Medicina, no entanto, abdiquei daquilo que me acompanhava há mais de 6 anos para me poder concentrar nos estudos mas este ano não pude resistir e voltei a jogar e defender as cores da Faculdade, animado pela reforma da equipa que hoje também conta com alunos da Faculdade de Economia.

Neste princípio de ano, a gestão do estudo e da práctica do desporto tem sido possível mas, não duvido que isto vai tornar-se mais difícil. Porém, para um aluno organizado, conciliar tudo é perfeitamente viável. É importante ter outras coisas para além do curso e o desporto pode ser uma parte importante da “segunda vida” dos estudantes de medicina e que até pode ter uma influência muito positiva sobre a nossa vida académica.

Espero este ano poder jogar com regularidade afim de tornar o voleibol novamente parte da minha rotina. É de realçar ainda a vontade e potencial da equipa para este ano subir à 1ª divisão. Quanto ao futuro deste desporto na minha vida, não tenciono que acabe assim tão cedo.

1373602_10202223996140840_1752228726_n

Convido todos os amantes da modalidade, com ou sem jeito a juntarem-se a nós pois no voleibol aprende-se muitos valores essenciais para a formação dos jovens, nomeadamente a entre ajuda, aspecto essencial deste desporto.

Obrigado pelo artigo Manel!

 Manel Albuquerque, estudante do 2º ano de medicina e jogador de voleibol, apaixonado pela modalidade. Joga voleibol desde os seus 12 anos, integrando-se nas equipas de Sport Lisboa e Benfica. Em 2010 alcança no Benfica o título de campeão nacional juvenil. Ficou parado durante o seu primeiro ano em medicina mas as saudades foram mais fortes e assim este ano juntou-se à equipa da faculdade, motivado pela reforma da FCM em equipa da NOVA. Espera que esta época desportiva seja desafiante mas também recompensante. Luta, juntamente com os seus colegas, pela subida de divisão. Deixa ainda o convite aberto a qualquer um que tenha interesse em jogar voleibol e em juntar-se a este grupo fraternal que é a equipa da FCM-NOVA.

Artigo anteriorO Dia
Próximo artigoNão tenho vaga para a Formação Específica – E agora?
Alexei Buruian, aluno do 4º ano na FCM-NOVA. Nasci na Moldávia e vim para Portugal em 2002, em 2010 ingresso no Ensino Superior. Atualmente sou colaborador do departamento Desportivo da AEFCML e da revista FRONTAL. Um grande agradecimento meu aos atletas que se disponibilizaram para fazer os artigos, foi um privilégio entrevistar-vos :) Estamos sempre à procura de atletas a quem possamos entrevistar! Se praticas alguma modalidade desportiva, especialmente uma que ainda não conste nos artigos disponíveis, então contacta-nos para desportivo@ae.fcm.unl.pt e partilha a tua história com a faculdade!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here