O melhor artigo de sempre é um concurso literário/jornalístico organizado pela FRONTAL, em parceria com a 3M. Tem como base a submissão de artigos originais por parte de estudantes de Medicina com o objetivo fundamental de os incluir diretamente na produção da 45ª edição impressa da FRONTAL.
A FRONTAL é uma revista pensada para os estudantes de Medicina, mas deseja igualmente ser a revista dos estudantes de Medicina, refletindo na sua linha editorial os seus interesses e desejos. Tal objetivo é possível através da inclusão na nossa produção de conteúdos produzido pelos próprios.
A próxima Edição 45 terá como linha condutora a abordagem de realidades “pós-fim”: o que fazer no período que se segue a um acontecimento marcante na história individual ou colectiva que altera de forma substancial e permanente a realidade envolvente? O tema central E Agora? surge no contexto do final do Programa de Ajustamento entre o Governo de Portugal e instituições internacionais.
Exemplificando alguns temas: o impacto da crise na Saúde da população portuguesa e as perspetivas futuras no período pós-troika; a realidade no terreno que surgirá após a conclusão da reorganização hospitalar; a revolução de paradigma implementada por terapêuticas inovadoras (ou o impedimento do seu acesso); os desafios da Medicina a uma escala global, enquanto garante do bem-estar e saúde das populações.
O que precisas de saber para participar:
[toggle title=”Quem pode participar?“]
[/toggle]
[toggle title=”E agora, o que devo escrever?“]O tema do artigo deve ser E Agora?, que será o título da próxima edição da Revista FRONTAL. A partir deste tema genérico poderás escrever sobre qualquer assunto que desejes: E agora, que a troika saiu do país? E agora, que entrei em Medicina? E agora, que destino tem o SNS? E agora, qual será o meu futuro?
Os artigos devem devem abordar temáticas incluídas na linha editorial da FRONTAL: política e formação médica, ciência, saúde pública, saúde e bem-estar, vida universitária, história da Medicina, ensino médico, cultura, etc.
Os participantes podem escolher o género de texto que pretendam submeter a concurso: ensaio, texto livre, conto, crónica, entrevista, reportagem, etc. O texto deve ser escrito em prosa. Podem ser acompanhados de fotografias, ilustrações, cartoons, infografias, etc. da autoria do participante ou utilizados com consentimento do autor.[/toggle]
[toggle title=”Quais os limites do artigo?“]O texto deve ter um limite mínimo de 600 palavras e um limite máximo de 1500 palavras.
O artigo pode ser individual ou colaborativo. Não existe limite ao número de autores. Mas atenção que o prémio é apenas um.[/toggle]
[toggle title=”Já está pronto, e agora?“]O texto deve ser entregue até dia 15 de setembro de 2014.
Deve ser enviado para revistafrontal@ae.fcm.unl.pt em formato .doc, .docx (Word) ou .odt (OpenOffice).
No mesmo email deve ser enviado:
- O nome do autor;
- A escola médica a que pertence;
- Digitalização do cartão de estudante;
- O número total de palavras;
- O título do artigo.[/toggle]
[toggle title=”E como se escolhe o vencedor?“]A Direção da FRONTAL irá formar um Júri que preparará um conjunto de critérios de avaliação da qualidade e interesse dos artigos submetidos. Esses critérios tenderão a ser semi-objetivos, dada a natureza do concurso. Serão publicados até ao dia 31 de agosto de 2014.
Esse mesmo Júri irá, de seguida, por em prática esta metodologia de avaliação e selecionar o vencedor do concurso de entre os participantes. Poderá também entregar menções honrosas a outros participantes.[/toggle]
A leitura destas linhas gerais não prescinde da leitura do Regulamento – MELHOR ARTIGO DE SEMPRE, onde constam todas as condições de participação e informação completa. Todos os participantes do concurso O melhor artigo de sempre devem lê-lo e, ao participar, aceitar as suas condições.
Quem é o Júri?
O júri será revelado até dia 31 de agosto de 2014
E o prémio?
O prémio do vencedor do concurso O melhor artigo de sempre é o melhor esteto de sempre: um Estetoscópio Eletrónico Littmann, Modelo 3200.
- Grava e salva 30 segundos de sons auscultatórios.
- Transmite a gravação por Bluetooth para análise posterior.
- Reduz 85% do ruído ambiente e amplifica 24x os sons que realmente importam.
- A performance descrita é de 10+/10.
- O valor de mercado é de aproximadamente 500€!
- Incluímos ainda: software para avaliação dos sons gravados, software educativo de auscultação, bolsa para transporte do estetoscópio e régua para estudo de tiras de ECG.
Toda a informação no website da 3M, aqui e também aqui.
Além disso o artigo vencedor será publicado na próxima edição da Revista FRONTAL, numa secção especial.
No entanto, a FRONTAL não se esquece do segundo melhor artigo, que terá direito não a um, mas a dois prémios: um exemplar do tratado Schwartz’s Principles of Surgery (9ª ed.) e um passe para os 3 dias do melhor congresso para estudantes de medicina da Europa – o iMed Conference ® 6.0.
Por fim, o terceiro lugar, para o qual se reservou também um exemplar de Schwartz’ Principles of Surgery.
Os textos vencedores do segundo e terceiro lugares serão ainda publicados no website da FRONTAL.
[hr]