Matriz da PNA 2022: Tudo o que Deves Saber!

Na senda da publicação do Despacho n.º 5495-A/2021, de 1 de junho, que podes consultar na íntegra ao aceder ao link, a equipa da Redação da FRONTAL traz-te uma nova edição, totalmente atualizada, da grelha de conteúdos da Matriz da Prova Nacional de Acesso 2022.

Para acederes à Matriz da PNA 2022, carrega neste link para descarregar o ficheiro PDF.

Após o ano de 2021, no qual não se verificaram mudanças relativamente a 2020, uma análise à matriz de 2022 denota importantes alterações em diversas áreas do saber e das competências necessárias.

Primeiramente, a estrutura da matriz foi alterada. O domínio “Elaboração de um plano terapêutico” (T) foi eliminado, passando apenas a existir uma divisão dos conteúdos programáticos em 4 domínios: “Compreensão dos mecanismos de doença” (MD), “Capacidade de estabelecer um diagnóstico” (D), “Promover medidas de saúde e preventivas” (P) e “Plano de gestão do doente” (GD). Embora não diretamente explícito no Despacho, pensa-se que esta alteração seja meramente formal e que os conteúdos do antigo domínio “T” sejam incluídos no domínio “GD”.

À exceção da inclusão da “Abordagem ao doente com convulsões e crises epilépticas” na área da Neurologia, da “Abordagem ao doente com alterações hematológicas” na Hematologia e das “Miosites inflamatórias” na área Músculo-Esquelética, o domínio da Medicina não sofreu alterações mais que pontuais face ao ano anterior.

Segundamente, e no que toca aos conteúdos, destacamos as grandes alterações operadas no domínio da Cirurgia, com inclusão de diversos conteúdos da área Músculo-Esquelética de novo na matriz, como “Artropatias degenerativas e mecânicas“, “Feridas” e “Queimaduras“. Há ainda inclusão de novos conteúdos na área Cardiovascular, bem como na Digestiva e Hepatobiliar. Nos conteúdos cirúrgicos, há ainda um aumento da exigência no que toca à quantidade de domínios de questões abordadas a trabalhar de modo generalizado.

Também na Pediatria surgem novidades, como uma área de conhecimento totalmente dedicada à Gastrenterologia Pediátrica, bem como um maior foco em questões de diagnóstico em Pediatria Geral. Mantém-se o grande ênfase na Prevenção de doença.

Por fim, na Psiquiatria, opera-se uma re-estruturação de conhecimentos e objetivos, com uma expansão dos conteúdos programáticos, criando novas áreas de conhecimento como “Perturbações relacionadas com o uso de substâncias” (que abordam o uso de diversas substâncias detalhadamente, incluindo o tabaco) ou “Reações ao stress” (incluindo as perturbações de adaptação e de stress pós-traumático). Deste modo, há uma inclusão de vários novos conteúdos na área da Psiquiatria, que exigirão conhecimentos sobre mecanismos de doença, diagnóstico e gestão de doença.

Nas palavras do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales:

“Esta nova revisão da matriz assegura, essencialmente, uma melhor otimização, clarificação e estruturação dos conteúdos, por forma a adequá-la às várias vertentes deste modelo de Prova, às necessidades identificadas e ainda a assegurar uma melhoria contínua da PNA.”

A bibliografia recomendada continua a englobar as seis obras anteriormente recomendadas para a preparação da PNA, notando-se que a recomendação elaborada pelo GPNA já compreende a 10ª Edição de Cecil Essentials of Medicine, dada a manutenção da regra que estipula que apenas devem ser consideradas as últimas edições originais dos livros publicados pelo menos 18 meses antes da realização da Prova Nacional de Acesso. Adicionalmente, mantêm-se as seguintes recomendações:

  • Para os conteúdos de Oftalmologia, recomenda-se Bagheri N, Wadja B, Calvo C, Durrani A, Friedberg M, Rapuano C. The Wills Eye Manual. Wolters Kluwer. 7ª edição.

 

  • Para os conteúdos de Otorrinolaringologia, recomenda-se Probst R, Grevers G, Iro H. Basic Otorhinolaryngology. Thieme. 2ª edição.

Esta matriz foi elaborada pela Equipa de Política Educativa da FRONTAL, contando com o contributo dos seguintes membros da Equipa de Redação: Carlota Henriques, Carolina Almeida, Hena Shurendra, Pedro Vilão Silva e Teresa Núncio.

Se queres ler os testemunhos, dicas e comentários de quem fez a PNA em 2020, bem como um resumo do Regulamento da PNA 2021, acede a este link para saberes mais!

Agradecemos à Beatriz Oliveira, à Lia Bruno e à Carolina Gavancho pelo contributo para a realização da matriz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.