iMed 9.0 | Resumo do Dia (Sexta-Feira)

O iMed Conference 9.0 teve início esta sexta-feira, após 2 dias de workshops, com uma cerimónia de abertura que contou com a presença da Orquestra e Coro médico de Lisboa.

DSC_0465

Após os discursos de boas vindas do Presidente da direção da AEFCM, Edgar Simões e da Presidente da Comissão organizadora do iMed 9.0, Filipa Rodrigues, e dos convidados da Secção Regional do Sul da Ordem dos Médicos e do Ministério da Saúde, o Dr. Tawfik Chamaa tomou o palco para a primeira Humanitarian Lecture da conferência.

Durante a sua palestra, o Dr. Tawfik Chamaa contextualizou brevemente a plateia sobre a crise humanitária que se está a passar na Síria atualmente, focando o impacto dos profissionais de saúde na mesma. Explicou como surgiu a UOSSM, por forma a dar resposta às necessidades da população e como esta é organizada. Sensibilizou ainda quem estava presente para a necessidade de ser empático e de não aceitar como “normal” ou relativizar os crimes de guerra que estão a ocorrer todos os dias.

DSC_0459
Dr. Iain Hutchison durante a sua palestra na iMed Conference 9.0, no Teatro Camões

Seguiu-se a primeira parte da Scientific Lecture alocada ao tema Surgery and Critical Care, pelo Dr. Iain Hutchison, Cirurgião Maxilo-Facial que fez a audiência ver mais além do que a vertente anatómica e funcional clássica da cirurgia de reconstrução facial. Através da partilha de vários casos reais com que se deparou ao longo da sua carreira, o Dr. Hutchison levou a plateia a pensar nas implicações psicológicas, emocionais, familiares e sociais.

Após um breve coffee break, seguiu-se a Scientific Lecture sobre Sexologia Médica, moderada pelo Professor Dr. Pedro de Freitas, que liderou um painel composto por Ivanka Savic-Berglund, João Décio Ferreira e Pamela Gawler-Wright.

A Professora Ivanka Savic-Berglund deu início à discussão com a sua recente descoberta de uma relação de achados RM em doentes com disforia de género. É portanto possível que se trate de uma relação de causa-efeito que venha a estabelecer no futuro as bases neuro-fisiológicas da disforia, no entanto, descobrir se os achados são causa ou efeito desta é o próximo passo no caminho da descoberta.

O Dr. João Décio Ferreira, cirurgião plástico português altamente especializado na cirurgia de reatribuição sexual, mostrou à plateia quais as possibilidades e opções atuais a nível cirúrgico para os transexuais, mostrando exemplos da sua prática clínica de meitodoplastia e de faloplastia.

A palestra da psicoterapeuta Pamela Gawler-Wright mostrou-nos o modelo de tratamento do trauma sexual que usa nos seus clientes: o SOS, que se baseia em três elementos – Sensing safely, Other e Story. O primeiro refere-se à capacidade de viver as experiências, já que para as pessoas que sofreram este tipo de trauma situações de obstáculo normalmente ultrapassáveis são percebidas como perigo; o segundo ao relacionamento com os outros; e o terceiro com a percepção do evento traumático. Com base nestes três pilares, este método de tratamento procura criar ciclos e loops de acontecimentos que levem à recuperação – Não para o seu estado anterior, mas respeitando as alterações neuropsiquiátricas dele decorrentes. 

Terminadas as Scientific Lectures do dia, seguiu-se a AstraZeneca’s Foundation Innovate Competition, liderada pela Professora Maria Manuel Mota, em que alunos apresentaram os seus projetos de investigação na área das ciências da saúde, tentando ser o feliz contemplado de uma bolsa de investigação. E é desta forma que o iMed se propõe a encorajar a investigação pelos alunos, os investigadores do futuro.

O dia terminou com a vista privilegiada da Lisboa Marina, onde os participantes puderam disfrutar do fim de tarde e ter a oportunidade de comunicar mais de perto com os oradores durante o Wine Tasting.

Fica Atento!
Fica atento ao site da FRONTAL durante o fim de semana, onde terás acesso a entrevistas exclusivas dos teus oradores favoritos e algumas surpresas. Não te esqueças de recolher a TUA cópia da edição especial iMed e ter a hipótese de ser o feliz contemplado de um Golden ou Silver Ticket.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here