Marca o Mundo com o voluntariado

14720462_1134263419999069_51170450802645177_nO MarcaMundos é um projecto recente de voluntariado da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas (AEFCM) da Universidade Nova de Lisboa que pretende formar “médicos do mundo”. Vivenciar novas culturas, diferentes realidades e necessidades, promover e educar para a saúde, dar mais de nós e Marcar o Mundo e a Vida das pessoas mais carenciadas é um ato tão nobre que irá, com certeza, Marcar a formação dos futuros médicos.

Imagem 1

Como futura médica e voluntária, e porque acredito que a Medicina é muito mais do que aquilo que vem escrito nos livros, partilho com vocês a entrevista à Presidente do MarcaMundos, a Madalena Gonçalves, para que possam saber mais sobre este incrível projecto.

Dá mais de ti ao mundo e cresce como Ser Humano.

1 – O que motivou a AEFCM a criar um projecto de voluntariado como o MarcaMundos?

Criado à semelhança de outros projectos já existentes noutras instituições do ensino superior, abrangendo as mais diversas áreas de intervenção social , este projecto da AEFCM foi engendrado perante a necessidade de existência de voluntariado orientado para a promoção da saúde, sendo este o nosso principal objectivo. Porém, o MarcaMundos reveste-se de particular importância por ser um projecto feito por estudantes de medicina que ambicionam tornar-se médicos mais capacitados mediante a experiência de voluntariado.

2 – Sendo este um projecto recente e em crescimento, que tipo de atividades já realizaram? 

Mais uma vez, o príncipio orientador e que rege toda a dinâmica do MarcaMundos é a promoção da saúde. Tendo isto em mente, são desenvolvidas várias actividades nas diferentes vertentes do projecto. Em primeiro lugar, o voluntariado nacional e internacional: contando com duas edições, mais a deste ano, já foram enviados voluntários para Nampula, Moçambique. Este ano, teremos missões na mesma em Nampula, e a adição de novos destinos: Polónia e Indonésia. A vertente nacional do projecto está a cargo da associação Raríssimas, que trabalha com crianças com patologias raras. De seguida, estão as actividades de angariação de fundos, que fazem tudo isto acontecer. De destacar os rastreios Médicos, aplicados à nossa população que têm um impacto imensurável na sua saúde. Além disso, as Formações que os nossos voluntários têm de adquirir estão também abertas a outros alunos de medicina, alargando o espectro de acção das nossas intervenções e benefícios a mais alunos interessados.

Imagem 3Imagem 2

3 – Quais são as vossas perspectivas futuras em relação à expansão e impacto deste projecto?

Queremos que o projecto tenha continuidade por muitos mais anos, cada vez com mais voluntários e actividades mais diversas no âmbito da promoção da saúde. O nosso grande objectivo será sempre deixar uma marca positiva em todos aqueles que contactam com o MarcaMundos, não só nas populações desfavorecidas às quais o projecto se destina, como também nos voluntários, tornando-os médicos e pessoas mais humanos, e na comunidade abrangida pelas actividades de promoção da saúde que desenvolvemos durante a angariação de fundos para o projecto.

4 – De que forma consideram que a experiência de voluntariado desenvolvida no MM é enriquecedora da formação de um futuro médico?

Uma experiência em voluntariado de qualquer tipo, quer seja internacional ou nacional, é benéfica para qualquer um que nela toma parte. No entanto, na base deste projecto está o enriquecimento particular que uma vivência deste calibre tem para quem é da área da saúde, incluindo os nossos alunos da NMS|FCM. Partindo do desafio criado a partir da entrega e sonho de quem quer dar e da inocência de quem quer receber, ambicionamos ser médicos mais capacitados e conhecedores da realidade do Mundo.

5 – Que tipo de feedback reportaram os voluntários que participaram nas edições anteriores?

De facto, a nossa parceria com a ONG Helpo tem sido bastante favorável para ambas as partes e as quatro voluntárias que já ingressaram neste projeto descrevem-no como extremamente gratificante. A realidade com que contactam no terreno é de tal forma contrastante com a nossa que acaba por emergir um grande sentimento de gratidão e satisfação por termos as condições que temos em Portugal. Para além disso, acresce o facto de contactarem com populações muito pouco desenvolvidas, mas com uma ânsia inigualável por aprender e ensinar o que aprendem connosco. Assim, conseguimos ver de forma nua e crua o nosso impacto junto de pessoas que tão pouco sabem por falta de acesso a informação.

Vem ao próximo evento do MarcaMundos: um leilão solidário que irá decorrer no Salão de Eventos da Ordem dos Médicos no próximo dia 18 de Maio

Evento

Este é um evento muito aguardado e acarinhado por nós, pois é fruto no nosso trabalho e dedicação a este projecto, e esperamos que tenha a adesão que um evento deste cariz, dimensão e qualidade requer. É um evento solidário de um projecto de voluntariado, logo representa uma causa das mais nobres, que motivará o nosso público-alvo a aderir. Além disso, a nossa parceria com a Ordem dos Médicos|Região Sul permite que o evento tenha lugar num espaço apelativo, histórico e adequado à exposição que pretendemos e que certamente agradará aos nossos convidados. E, acima de tudo, a qualidade das obras expostas para ser leiloadas é única, tendo sido criadas e doadas por alunos da NMS|FCM e por médicos de renome, dos quais se destaca o Excelentíssimo Professor Doutor Francisco Oliveira Martins e a Excelentíssima Doutora Cláudia Neves Marques, especialmente para a ocasião. Posto isto, estamos confiantes no sucesso do Leilão Solidário, extendendo o convite a todos os interessados e fazemos o apelo para que participem neste evento, que em muito contribuirá para o sucesso da edição deste ano do projecto.

Como se faz a inscrição

Apenas terá de enviar email para marcamundos@ae.fcm.unl.pt a confirmar a presença. O pagamento do valor da inscrição – 30€ – poderá ser efetuado ou por transferência bancária para o IBAN PT 50 0018 0003 33598582020 79 (Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas), explicitando no descritivo “MarcaMundos” e o envio do comprovativo de transferência para o e-mail marcamundos@ae.fcm.unl.pt, ou à entrada do evento.

18056689_1339104296181646_1949496290158675422_n 18119201_1339104292848313_1361216202008759430_n

Para saberes mais sobre o projecto MarcaMundos
Site - http://marcamundos.org/
Facebook - https://www.facebook.com/marcamundosaefcm/?fref=ts

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here