O livro Os Grandes Males e os Grandes Remédios […] de Jules Rengade de 1883 dá o nome à exposição patente na Biblioteca da NOVA Medical School, entre 27 de fevereiro e 31 de março de 2023. Este livro generalista e ilustrado sobre a prática da medicina é um […] tratado completo das doenças que flagellam o genero humano com a narração circumstanciada das suas causas e symptomas, das alterações e lesões que ellas produzem no organismo e dos meios mais racionaes de as prevenir e combater […].
A exposição (fig.1) visa dar a conhecer a coleção de livro impresso antigo da Biblioteca da NMS que é composta por 352 obras, em 376 volumes, distribuídos por quatro coleções. Trata-se de um conjunto de obras com diferentes proveniências, uma vez que a sua entrada na instituição se formalizou, na grande maioria, através de doações de particulares que integram as coleções especiais: Coleção Professor Celestino da Costa (329 obras), Coleção Professor Jacinto Simões (10 obras), Coleção Professor António Saragoça (6 obras) e Coleção Professor António Rendas (4 obras). Há ainda três obras que foram oferecidas por particulares e que estão integradas na coleção geral da Biblioteca.
São denominadas livro antigo impresso todas as obras que foram produzidas desde o início da imprensa, em 1455, até ao século XIX. Na coleção da Biblioteca da NMS, o livro mais antigo é português e é do século XVII (1690), 18 são do século XVIII e 333 foram impressas no século XIX. Alguns possuem carimbos, assinaturas, dedicatórias e notas manuscritas.
Do total de obras, 139 têm ilustrações, na maioria, a preto, sendo poucas as que apresentam ilustrações coloridas. Podem destacar-se representações anatómicas, de instrumentos e procedimentos cirúrgicos e microscópios.
Das 352 obras, 48 são publicações em português, porém a maioria dos livros são edições francesas (280). As restantes são em inglês (19), latim (2), castelhano (2) e alemão (1).
Sendo a Medicina a principal temática, é possível destacar as áreas da Prática da Medicina, História da Medicina, Anatomia, Cirurgia, Patologia, Fisiologia, Histologia, Microscopia e Sistema Nervoso (Psiquiatria e Saúde Mental). Porém, podem também referir-se áreas como a Farmacologia, a Botânica ou a Zoologia.
Nos conjuntos documentais com mais exemplares está a Coleção do Professor Celestino da Costa, composta por 323 obras, podendo destacar-se o livro mais antigo da Coleção, Correcçam de abusos: introduzidos contra o verdadeiro methodo da medicina, da autoria de Fr. Manuel de Azevedo, de 1690 (fig.2) ou a obra Medicina lusitana e soccorro delphico a os clamores da natureza humana, para total profligaçaõ de seus males. Pelo doutor Francisco da Fonseca Henriquez… obra absolutissima. Dividida em tres partes. A primeyra trata da vida do homem antes de nacer… A segunda contem a arte de criar, e curar meninos, desde que nacem até serem adultos; e o verdadeyro methodo racial, de curar a mayor parte dos males que padecem os homens em qualquer idade… A terceyra inclue hum tratado de febres de 1731.
Mas há outras obras de autores portugueses que merecem lugar de destaque como:
- ALVARENGA, Pedro Francisco da Costa – Anatomia pathologica e symptomatologia da febre amarella em Lisboa no anno de 1857: memoria apresentada à Academia Real das Sciencias de Lisboa em Julho de 1860. Lisboa: Typographia da Academia, 1861.
- SIMÕES, António Augusto da Costa – Elementos de physiologia humana: com a histologia correspondente. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1861.
- SOUSA MARTINS, José Thomaz de – O pneumogastrico: os antimoniaes e a pneumonia: memoria apresentada á Academia Real das Sciencias de Lisboa. Lisboa: Typographia da Academia, 1867.
- MATTOS, Julio de – Manual das doenças mentaes: terceira parte. Porto: Livraria Central, 1884.
- BOMBARDA, Miguel – A biologia na vida social. Lisboa: Sociedade de Sciencias Medicas de Lisboa, 1900.
A nível internacional, são também vários os autores que podemos salientar:
- HEISTER, Lorenz – Instituciones chirurgicas y cirugia completa universal: ilustrada con un gran numero de laminas finas, y muy fieles […] / Lorenz Heister ; trad. D. Andrès Garcia Vazquez . – Madrid : Viuda de Manuel Fernandez, 17 61-1762 . – tomos III e IV.
-
- MARTÍNEZ, Martín – Anatomia completa del hombre, con todos los hallazgos, nuevas doctrinas y observaciones raras hasta el tiempo presente, y muchas advertencias necessarias para la cirugia segun el methodo con que se explica en nuestro teatro de Madrid. Madrid: Miguel Escribano, 1775.
- CULLEN, William – Traité de matiere médicale . Paris : Théophile Barrois, 1789.
- ROBIN, Charles – Du microscope et des injections dans leurs applications a l’anatomie et a la pathologie / par le Dr Ch. Robin . – Paris : J.-B. Baillère et fils, 1849
- BÉCLARD, J. – Traité élémentaire de physiologie humaine : comprenant les principales notions de la physiologie comparée. Deuxième édition revue, corrigée et considérablement augmentée . Paris : Labé, 1856.
Todas as obras são pesquisáveis através do catálogo da Biblioteca e estão disponíveis para consulta local mediante requisição.
Gostaríamos, ainda, de convidar toda a comunidade NMS a estar presente na apresentação sobre a História do livro médico antigo pelo Professor Doutor Pedro Soares Branco, no dia 29 de março, às 18h30, na Biblioteca.