Exposição “Os Grandes Males e os Grandes Remédios”, o livro impresso antigo da Biblioteca da NOVA Medical School

O livro Os Grandes Males e os Grandes Remédios […] de Jules Rengade de 1883 dá o nome à exposição patente na Biblioteca da NOVA Medical School, entre 27 de fevereiro e 31 de março de 2023. Este livro generalista e ilustrado sobre a prática da medicina é um […] tratado completo das doenças que flagellam o genero humano com a narração circumstanciada das suas causas e symptomas, das alterações e lesões que ellas produzem no organismo e dos meios mais racionaes de as prevenir e combater […].

A exposição (fig.1) visa dar a conhecer a coleção de livro impresso antigo da Biblioteca da NMS que é composta por 352 obras, em 376 volumes, distribuídos por quatro coleções. Trata-se de um conjunto de obras com diferentes proveniências, uma vez que a sua entrada na instituição se formalizou, na grande maioria, através de doações de particulares que integram as coleções especiais: Coleção Professor Celestino da Costa (329 obras), Coleção Professor Jacinto Simões (10 obras), Coleção Professor António Saragoça (6 obras) e Coleção Professor António Rendas (4 obras). Há ainda três obras que foram oferecidas por particulares e que estão integradas na coleção geral da Biblioteca.

São denominadas livro antigo impresso todas as obras que foram produzidas desde o início da imprensa, em 1455, até ao século XIX. Na coleção da Biblioteca da NMS, o livro mais antigo é português e é do século XVII (1690), 18 são do século XVIII e 333 foram impressas no século XIX. Alguns possuem carimbos, assinaturas, dedicatórias e notas manuscritas.

Do total de obras, 139 têm ilustrações, na maioria, a preto, sendo poucas as que apresentam ilustrações coloridas. Podem destacar-se representações anatómicas, de instrumentos e procedimentos cirúrgicos e microscópios.

Das 352 obras, 48 são publicações em português, porém a maioria dos livros são edições francesas (280). As restantes são em inglês (19), latim (2), castelhano (2) e alemão (1).

Sendo a Medicina a principal temática, é possível destacar as áreas da Prática da Medicina, História da Medicina, Anatomia, Cirurgia, Patologia, Fisiologia, Histologia, Microscopia e Sistema Nervoso (Psiquiatria e Saúde Mental). Porém, podem também referir-se áreas como a Farmacologia, a Botânica ou a Zoologia.

Nos conjuntos documentais com mais exemplares está a Coleção do Professor Celestino da Costa, composta por 323 obras, podendo destacar-se o livro mais antigo da Coleção, Correcçam de abusos: introduzidos contra o verdadeiro methodo da medicina, da autoria de Fr. Manuel de Azevedo, de 1690 (fig.2) ou a obra Medicina lusitana e soccorro delphico a os clamores da natureza humana, para total profligaçaõ de seus males. Pelo doutor Francisco da Fonseca Henriquez… obra absolutissima. Dividida em tres partes. A primeyra trata da vida do homem antes de nacer… A segunda contem a arte de criar, e curar meninos, desde que nacem até serem adultos; e o verdadeyro methodo racial, de curar a mayor parte dos males que padecem os homens em qualquer idade… A terceyra inclue hum tratado de febres de 1731.

Mas há outras obras de autores portugueses que merecem lugar de destaque como:

  • ALVARENGA, Pedro Francisco da Costa – Anatomia pathologica e symptomatologia da febre amarella em Lisboa no  anno de 1857: memoria apresentada à  Academia Real  das Sciencias  de Lisboa em  Julho de 1860. Lisboa: Typographia da Academia, 1861.
  • SIMÕES, António Augusto da Costa – Elementos de physiologia humana: com a histologia correspondente. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1861. 
  • SOUSA MARTINS, José Thomaz de – O pneumogastrico: os antimoniaes e a pneumonia: memoria apresentada á Academia Real das Sciencias de Lisboa.  Lisboa: Typographia da Academia, 1867.
  • MATTOS, Julio de – Manual das doenças mentaes: terceira parte. Porto: Livraria Central, 1884.
  • BOMBARDA, Miguel – A biologia na vida social. Lisboa: Sociedade de Sciencias Medicas de Lisboa, 1900.

A nível internacional, são também vários os autores que podemos salientar:

  • HEISTER, Lorenz – Instituciones chirurgicas y cirugia completa universal: ilustrada con un gran numero de laminas finas, y muy fieles […] / Lorenz Heister ; trad. D. Andrès Garcia Vazquez . – Madrid : Viuda de Manuel Fernandez, 17 61-1762 . – tomos III e IV.
    • MARTÍNEZ, Martín – Anatomia completa del hombre, con todos los hallazgos, nuevas doctrinas y observaciones raras hasta el tiempo presente, y muchas advertencias necessarias para la cirugia segun el methodo con que se explica en nuestro teatro de Madrid. Madrid: Miguel Escribano, 1775.
  • CULLEN, William – Traité de matiere médicale . Paris : Théophile Barrois, 1789.
  • ROBIN, Charles – Du microscope et des injections dans leurs applications a l’anatomie et a la pathologie / par le Dr Ch. Robin . – Paris : J.-B. Baillère et fils, 1849 
  • BÉCLARD, J. – Traité élémentaire de physiologie humaine : comprenant les principales notions de la physiologie comparée.  Deuxième édition revue, corrigée et considérablement augmentée . Paris : Labé, 1856.

Todas as obras são pesquisáveis através do catálogo da Biblioteca e estão disponíveis para consulta local mediante requisição. 

Gostaríamos, ainda, de convidar toda a comunidade NMS a estar presente na apresentação sobre a História do livro médico antigo pelo Professor Doutor Pedro Soares Branco, no dia 29 de março, às 18h30, na Biblioteca.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.