ESPECIAL FRONTAL | Dia Mundial Sem Tabaco 2019

Assinala-se hoje, dia 31 de maio, o Dia Mundial Sem Tabaco – uma campanha anual da Organização Mundial de Saúde (OMS) que pretende consciencializar a população para os efeitos prejudiciais e fatais do tabaco, desencorajando o seu consumo. Nesse contexto, pedimos aos nossos colegas do EAT Portugal Nova Medical School para prepararem um breve artigo onde nos contam quem são e o que fazem.

EAT – Quem somos?

O Education Against Tobacco (EAT) é um projeto internacional conduzido por estudantes e médicos de mais de 80 faculdades de Medicina, distribuídas por 14 países. Temos como objetivo atuar no combate ao tabagismo através da prevenção primária em estudantes dos 12 aos 18 anos, uma vez que estes constituem o maior grupo de risco para o início da dependência.

O projeto foi criado em 2012 pelo estudante de medicina Titus J. Brinker, na Alemanha, e posteriormente expandiu-se pelos 5 continentes. O projeto associa-se a instituições internacionais de renome, como a Harvard Medical School, e tem ganho, cada vez mais, um importante reconhecimento académico e científico. No ano passado, foi premiado pela Comissão Europeia de entre 11 Organizações Não Governamentais que contribuem para a prevenção do tabagismo.

Figura 1 – Países com um núcleo nacional do EAT atualmente ativo.

Em outubro de 2017, um grupo de alunos da NOVA Medical School (NMS) tomou a iniciativa de implementar este projeto em Portugal, sendo Lisboa o primeiro distrito alvo de intervenções. Desde então, a equipa tem vindo a aumentar e é constituída, atualmente, por 10 membros. Contamos ainda com 11 colaboradores, também eles estudantes da NMS, para nos ajudar a realizar as intervenções nas escolas. Temos como orientador o Professor Doutor António Bugalho, pneumologista e Professor Auxiliar na nossa faculdade, que faz a revisão do material utilizado nas intervenções, garantindo a sua validade e constante atualização.  

Em fevereiro deste ano, o EAT Portugal cresceu com a formação de um 2º núcleo português na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Continuaremos a trabalhar para que mais faculdades de medicina do país sigam o exemplo!

 

EAT Portugal NMS – As nossas intervenções

Até à data, já realizámos mais de 60 intervenções em 19 escolas da Área Metropolitana de Lisboa e, futuramente, pretendemos continuar a expansão do projeto a novas escolas.

Figura 2 – Mapa da Área Metropolitana de Lisboa: estão assinaladas as escolas em que já realizámos intervenções.

As intervenções, com duração aproximada de 1 hora e em contexto de sala de aula, são realizadas a pares e consistem numa apresentação o mais dinâmica e interativa possível. Contrariamente à abordagem “clássica” do tema do tabagismo, muitas vezes focada apenas nas suas consequências a longo prazo (como o cancro ou as doenças respiratórias), o EAT procura orientar a sua abordagem para as questões relacionadas com a aparência e a condição física – questões com particular importância nesta faixa etária, recorrendo a atividades inovadoras e cientificamente validadas.

Figuras 3, 4 e 5 – As nossas intervenções.

Uma dessas atividades é a utilização da App Smokerface, desenvolvida pela rede EAT, que tem tido uma ótima recetividade por parte dos alunos. Esta aplicação permite fazer uma simulação 3D do rosto do adolescente caso o mesmo fumasse durante um determinado período de tempo (1, 3, 6, 9, 12 ou 15 anos). Fazemos também referência ao significado da palavra “dependência“, bem como às consequências financeiras da mesma, ilustrando com exemplos aquilo que se poderia comprar com 1679€ – o equivalente a comprar um maço por dia durante um ano.

No final das intervenções, debatemos acerca dos produtos relacionados com o tabaco (como a canábis, a shisha, os cigarros eletrónicos e os novos produtos de tabaco aquecido), uma vez que se trata de um tema cada vez mais atual e de utilização crescente entre os mais jovens.

Após termos interagido com mais de 1500 alunos ao longo destes quase 2 anos de existência, estaremos neste Dia Mundial Sem Tabaco a participar nas 1as Jornadas da Cessação Tabágica do ACES Almada-Seixal.

Acreditamos que com o nosso trabalho conseguimos contribuir para a formação de uma sociedade mais informada e consciente dos benefícios de uma vida sem tabaco.

Se quiseres continuar a acompanhar a nossa atividade e ficar a par das novidades que vamos desenvolvendo, segue-nos na nossa página do Facebook!

 

Em nome de toda a Equipa EAT Portugal NOVA Medical School,

Mariana Marçal

Inês Carvalho

Paulo Gomes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here