Nos passados dias 19, 20 e 21 de novembro, realizou-se mais uma edição do projeto Med on Tour | Rastreios à Periferia, criado pela Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) e dinamizado localmente pelas Associações de Estudantes das Escolas Médicas do país.
Esta edição decorreu no concelho de Alenquer pela terceira vez e trouxe a esta região 20 estudantes de Medicina, do 3.º ao 6.º ano do Mestrado Integrado em Medicina da NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas e da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Contou, mais uma vez, com a excelente colaboração da Câmara Municipal de Alenquer, que os recebeu de braços abertos no seu concelho, disponibilizando o transporte, alojamento e alimentação de todos os participantes.
Os objetivos principais do projeto englobam a educação da população residente fora das grandes áreas urbanas relativamente às doenças crónicas prevalentes em Portugal, como a obesidade e a diabetes, muito desprezadas desde o início da pandemia. Ao mesmo tempo, promovem a interação entre os estudantes de Medicina e a população, com vista à sua aproximação enquanto futuros médicos. Adicionalmente, pretende-se fomentar o ensino relativamente aos fatores de risco para as patologias referidas, complicações a si associadas e comportamentos protetores da Saúde. Estes são tópicos transmitidos aos estudantes de medicina durante a sua formação, o que os capacita a desempenhar este fulcral papel de aconselhamento, tão ou mais importante que a prescrição de fármacos. Além disto, uma grande fatia da população residente no concelho de Alenquer não possui médico de família nem tem seguimento regular por médicos da especialidade, facto que exacerba ainda mais a relevância do projeto em locais como este.
Nesta edição, o programa integrou:
- dinamização de sessões sobre Educação Sexual, para sete turmas da Escola Secundária Damião de Goes, em Alenquer, durante a tarde do dia 19 de novembro;
- realização de rastreios cardiovasculares (medição do índice de massa corporal, glicémia capilar e tensão arterial), nas onze freguesias do concelho, durante o dia 20 de novembro e a manhã do dia 21 de novembro, em postos fixos nas freguesias ou regime porta-a-porta;
- apresentação de uma aula de exercício físico adaptada à 3.ª idade e de três sessões de educação para a Saúde sobre eventos agudos (enfarte agudo do miocárdio e AVC) e saúde mental, na freguesia de Vila Verde dos Francos, durante a tarde do dia 21 de novembro.
Durante o fim de semana, no total, estimamos ter realizado 635 rastreios cardiovasculares, número que consideramos muito positivo, tendo-nos trazido muita satisfação e orgulho do alcance obtido.
Agradecemos especialmente à Câmara Municipal de Alenquer pela oportunidade e por ter tornado possível esta missão, bem como a todos os que apoiaram o projeto materialmente.
Contamos convosco na próxima edição?