Era uma vez um ursinho que, acompanhado pelo amigo João, recorreu ao Hospital da Bonecada com queixas de dor abdominal e mal-estar geral.
Durante a colheita da história clínica, o João, de 4 anos, refere que o seu ursinho se tinha portado mal no dia anterior, tendo ingerido grandes quantidades de doces.
Ao exame objetivo o ursinho apresentava um abdómen liso, ruídos hidroaéreos presentes, percussão sem alterações a considerar, mas alguma defesa à palpação. À auscultação apresentava-se taquicárdico, pois estava muito ansioso.
Foram receitados 10 beijinhos por dia durante uma semana e evicção de doces nos dias seguintes, tendo sempre em conta que estes, além de fazerem mal à barriga, também são pouco amigos dos dentes.
Esta é uma das muitas histórias que poderás recolher no XII Hospital da Bonecada®, um “hospital modelo” em que as crianças são os pais que levam os seus “filhos”, bonecos, ao hospital. Aqui podes praticar “a brincar” a tua futura profissão contactando com crianças dos 4 aos 7 anos. Além de estudantes de medicina, estarão também presentes estudantes de educação, medicina dentária, nutrição, enfermagem e fisioterapia, com quem futuramente irás trabalhar.
Num ambiente descontraído e de brincadeira, as crianças acabam por transferir os seus medos para os bonecos, associando o tratamento que estes recebem à forma como elas serão tratadas numa futura visita ao hospital.
Projeto pioneiro em Portugal, o Hospital da Bonecada® deve o seu sucesso à importante componente formativa e educativa dos mais pequenos que, ao apreenderem novos conceitos de saúde neste “hospital”, são capazes de regressar aos seus lares, famílias e meios, e transmitir o que lhes foi ensinado. As ideias fundamentais e as ferramentas adequadas ser-te-ão transmitidas numa formação prévia ao evento, de forma a que o João perceba o que se faz num hospital “a sério” e te confie a tarefa de cuidar do seu ursinho!
Liderar um projeto como este, obriga-me a refletir sobre a importância que nós, estudantes de Medicina, temos na educação para a saúde, até dos mais pequeninos. E quem sabe, um dia, estes pequenos aprendizes quererão ser médicos ou dentistas ou enfermeiros porque participaram no Hospital da Bonecada® – e a curiosidade, vontade de saber mais, de fazer algo pelos outros foram “semeadas” por ti.