A importância da inovação na saúde e o papel dos jovens no empreendedorismo

Nos últimos tempos, temos assistido a uma crescente aposta no empreendedorismo no setor da saúde, com uma maior preocupação com a inovação e com a criação de soluções sustentáveis que promovam um acesso universal e equitativo aos cuidados de saúde. São inúmeras as startups e empresas que têm surgido no mercado com soluções inovadoras para melhorar a qualidade dos cuidados de saúde e consequentemente melhorar a qualidade de vida das populações.

Este é, sem dúvida, um mercado em expansão e, acima de tudo, uma grande oportunidade para os jovens com espírito empreendedor. Na verdade, a inovação no setor da saúde pode surgir de diversas formas e por diversos intervenientes. A inovação não surge apenas através de grandes empresas e startups, mas também pode, e deve surgir, por iniciativa dos jovens estudantes universitários. Os estudantes de medicina, por exemplo, pelo contato direto com os cuidados de saúde têm uma perspectiva única sobre as necessidades da área e podem ser a chave para desenvolver soluções inovadoras e disruptivas.

Neste sentido, surge a importância das Júnior Empresas que trabalham na área da saúde e que têm um papel único a desempenhar. Estas organizações, geridas exclusivamente por estudantes universitários, funcionam como incubadoras de skills e conhecimento no contexto das faculdades, permitindo aos estudantes aplicar o conhecimento teórico num contexto empresarial. As Júnior Empresas oferecem aos estudantes uma experiência prática de trabalho ao mesmo tempo que entregam projetos inovadores e de elevada qualidade aos seus clientes. 

Para além do crescimento das Júnior Empresas na área da saúde, assistimos atualmente  a vários esforços governamentais no sentido de desenvolver o empreendedorismo nesta área. Exemplo disso é o recente compromisso do Ministro da Saúde e do diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde, em conjunto com a Organização Mundial de Saúde, de instalar em Portugal o primeiro escritório mundial dedicado à tecnologia e empreendedorismo em saúde, sendo esta uma grande oportunidade para todos os jovens empreendedores com desejo de inovar neste setor. Com esta iniciativa surgirá, em Portugal, um ambiente propício à criação de novas ideias e soluções inovadoras, fomentando o empreendedorismo e a criação de novos negócios. Esta iniciativa da OMS irá ainda incentivar investimentos e parcerias internacionais com outras empresas, startups e centros de investigação, abrindo novas portas e oportunidades para o setor da saúde em Portugal.

O setor da saúde é atualmente um campo fértil para o empreendedorismo e inovação. A crescente preocupação com a melhoria dos cuidados de saúde e a promoção do acesso universal e equitativo está a abrir portas para novos negócios e soluções inovadoras. Este é um momento de grande oportunidade para os jovens com uma veia empreendedora e que querem pôr em prática a sua perspectiva única sobre as necessidades e desafios dos cuidados de saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.