Desvendando o relógio

Investigadores da Saint Louis University podem ter desvendado a solução para os distúrbios do sono e ansiedade. O segredo para uma época de exames tranquila e sem litros de café pode estar na modulação de uma pequena molécula. Podendo ser esta a solução milagrosa para a conhecida resistência à cafeína dos estudantes de Medicina, a FRONTAL não podia deixar-te de fora.

alarm-clock-water-fantasy-design-creative-960x1280

O ritmo circadiano

O ritmo circadiano representa o período de 24 horas em que se completam as atividades do ciclo biológico dos seres vivos. Este sistema regula funções como o sono, o apetite, a temperatura corporal, entre outros, através do ajuste do “relógio biológico”. O relógio biológico encontra-se numa área do cérebro designada por núcleo supraquiasmático e, tal como os ritmos circadianos, é um objeto de estudo em diversas áreas como a ecologia, geologia e astronomia, uma vez que foram demonstradas várias influências como as marés, ciclo lunar ou mesmo as correntes marítimas.

O segredo para uma época de exames tranquila e sem litros de café pode estar na modulação de uma pequena molécula.

A pequena molécula

A equipa de investigadores da Saint Louis University identificou uma pequena molécula que desempenha um papel essencial na regulação da atividade de proteínas fundamentais no funcionamento do relógio biológico. Esta pode ser a chave para a manipulação do ritmo circadiano e tratamento de disfunções deste sistema como perturbações do sono ou da ansiedade, doenças metabólicas e vários distúrbios neuropsicológicos (doença bipolar, ansiedade, depressão,…).

Segundo os investigadores, o recetor nuclear REV-ERB parece ser um componente base na regulação dos relógios biológicos dos mamíferos. Em experiências com ratos, em que se usaram ligandos sintéticos, foi demonstrado que bloqueando o recetor os animais ficavam completamente arrítmicos, e que através da sua modulação era possível alterar o seu ritmo de base.

Acerca dos efeitos da REV-ERB sabe-se que em animais afeta os padrões de sono e vigília. O fato de aumentar o tempo de vigília, reduzir o sono REM e diminuir a ansiedade é uma característica muito pouco comum e com imenso potencial terapêutico, uma vez que a maior parte dos fármacos atualmente disponíveis para aumentar o tempo de vigília também aumentam a ansiedade (ex.: anfetaminas) e os fármacos ansiolíticos provocam sonolência (ex.: benzodiazepinas).

Além da ação no ciclo sono-vigília o REV-ERB parece estar também associado a uma supressão do efeito de recompensa. Sabe-se que a adição a substâncias como a cocaína, morfina ou álcool tem um componente circadiano, assim sendo, talvez a modulação do recetor REV-ERB seja útil no tratamento das dependências químicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here