Genética e Xenotransplantação Cardíaca – Uma Nova Esperança

O que é um Xenotransplante?

De acordo com a FDA, a Xenotransplantação corresponde a “qualquer procedimento que envolva a transplantação, implantação ou infusão” de células, tecidos ou órgãos de dadores animais não-humanos para um recetor humano.

A necessidade de desenvolver este tipo de técnicas prende-se com a Lei da Procura e Oferta: são mais os doentes que necessitam de transplantes do que órgãos disponíveis para o efeito.


O inédito caso de David Bennett

David Bennett vai ficar na História da Medicina como tendo sido o primeiro homem a viver com um coração de porco geneticamente alterado.

Foi na véspera de Ano Novo que a FDA oficializou a autorização para a realização desta cirurgia experimental. Uma semana mais tarde, no dia 7 de janeiro de 2022, o cirurgião-chefe, Dr. Bartley Griffith, e a sua equipa deram início à tão esperada e pioneira intervenção, a qual se prolongou por cerca de oito horas. Esta tomou lugar no Centro Médico da Universidade de Maryland, em Baltimore, EUA.

Para além deste procedimento completamente inovador e arrojado, o órgão do animal foi ainda previamente sujeito a modificações genéticas que incluíram inativação de genes suínos e inserção de humanos. Deste modo, o objetivo da Revivicor – empresa responsável pela edição genética – foi reduzir a probabilidade de rejeição do xenoenxerto e, paralelamente, impedir o crescimento excessivo do coração transplantado.

Fig. 1 – Esquema da preparação do xenoenxerto

Porque é que alguém consentiria uma cirurgia com este risco? Na verdade, David tinha uma doença cardíaca terminal e, na altura em que tomou a decisão de ser submetido a esta “experiência cirúrgica”, já tinha não só esgotado as suas opções terapêuticas, como também fora rejeitado de todas as listas de espera para um transplante cardíaco.

Assim, entregou-se à ciência e ao desconhecido, com a esperança de que esta solução fosse eficaz. “It was either die or do this transplant. I want to live. I know it’s a shot in the dark, but it’s my last choice”, disse Bennett, um dia antes da cirurgia, ao Guardian.

Fig. 2 – Resumo da intervenção sobre David Bennett (fonte: India Times)

Durante várias semanas, o coração do dador animal teve uma performance excecional e, adicionalmente, não houve sinais de rejeição, o que foi bastante promissor. Apesar de ter ficado internado, Bennett pôde passar os dias que lhe restavam com a sua família, o que já foi uma vitória.

Infelizmente, apesar de todos os esforços feitos para o sucesso da cirurgia, David Bennett acabou por falecer no dia 8 de março de 2022, com 57 anos. Os médicos não revelaram a causa de morte, mas, numa entrevista feita ao Dr. Muhammad M. Mohiuddin, diretor do Programa de Xenotransplantação Cardíaca, este disse que a equipa médica estava a ter dificuldade em encontrar um balanço entre a imunossupressão do paciente e o seu estado de infeção. Eventualmente, David entrou em falência multiorgânica e, na opinião do Dr. Mohiuddin, foi isso que conduziu ao seu óbito, de acordo com a Smithsonian Magazine.

He proved to be a brave and noble patient who fought all the way to the end”, disse o Dr. Griffith em declarações à Smithsonian Magazine. Graças à coragem de David Bennett, foi possível perceber que um coração de porco geneticamente alterado pode funcionar corretamente no organismo humano, desde que mantendo uma adequada supressão do sistema imunitário.


Qual é a diferença face ao xenotransplante realizado em 1997, na Índia?

Apesar de Dhaniram Baruah ter sido o primeiro médico a implantar um coração de porco num organismo humano, a cirurgia realizada pela Universidade de Maryland não tem qualquer comparação. Por um lado, o paciente de Baruah faleceu sete dias após o transplante, devido a uma rejeição aguda. Por outro lado, a operação mais recente foi apoiada por décadas de investigação e um conhecimento médico e científico muito mais aprofundados.

Para além disto, o xenotransplante executado na Índia gerou controvérsia e resultou na detenção de Dhaniram e do seu colaborador, Dr. Jonathan Ho Ke-shing, um cirurgião de Hong Kong. Ambos foram acusados de homicídio e de atos ética e medicamente incorretos, uma vez que o nunca obtiveram a aprovação legal necessária.

Fig. 3 – Dr. Dhaniram Baruah (fonte: India Times)


Um pequeno passo para o Homem, mas um grande passo para a Medicina

É verdade que o sucesso desta intervenção foi limitado e que não é todos os dias que há indivíduos dispostos a arriscar o tempo que ainda têm como garantido em prol da ciência e duma possibilidade ínfima de melhorar a sua qualidade de vida.

No entanto, a Medicina não surgiu tal e qual como a conhecemos atualmente. Foram diversas as invenções, os avanços e as descobertas que contribuíram para o enriquecimento desta área tão humana, mas tão científica ao mesmo tempo.

Fig. 4 – Resumo breve da história dos transplantes (fonte: DN)

Assim, por muito pouco que dois meses possam representar na vida duma pessoa, este período durante o qual David Bennett viveu com um coração de porco no lugar do seu, trouxe esperança e ânimo. Por um lado, a transplantação pode sofrer uma revolução significativa e deveras benéfica para a comunidade. Por outro lado, quem sabe até onde é que o uso de xenoenxertos nos pode levar?

Fig. 5 – David Bennett e o seu cirurgião, Bartley Griffith, no início de março (fonte: BBC)


Fontes

https://www.fda.gov/vaccines-blood-biologics/xenotransplantation

https://www.fiercebiotech.com/medtech/revivicor-s-genetically-modified-pig-heart-first-successfully-transplanted-human-patient

https://www.nytimes.com/2022/03/09/health/heart-transplant-pig-bennett.html

https://www.theguardian.com/us-news/2022/mar/09/first-person-heart-transplant-pig-dies-david-bennett

https://www.smithsonianmag.com/smart-news/patient-who-received-a-genetically-modified-pig-heart-dies-after-two-months-180979706/

https://www.bbc.com/news/health-60681493

https://science.thewire.in/the-sciences/university-maryland-pig-heart-xenotransplant-dhani-ram-baruah-1997-failed-surgery-arrest/

https://medicotopics.com/pig-heart-to-human-transplantation-assam-dr-dhaniram-baruah/

https://www.indiatimes.com/news/india/dhani-ram-baruah-assam-doctor-pig-to-human-heart-transplant-559211.html

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.