In Memoriam

             José António Rebocho Esperança Pina (Grande Oficial da Ordem Militar de Santiago de Espada, Grã-Cruz da Ordem de Instrução Pública) nasceu a 14 de Junho de 1938 e foi um médico especialista em Cirurgia Geral e Professor Catedrático de Anatomia Normal, Direito Médico e Medicina Legal. Foi Reitor da Universidade Nova de Lisboa entre 1982 e 1981, tendo sido presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas entre os anos de 1987 e 1989. Foi responsável pelo curso breve de Direito Médico e Medicina Legal da Faculdade de Direito de Lisboa da Universidade Católica Portuguesa. O Professor Esperança Pina foi ainda Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa e membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida. Foi sócio correspondente Nacional da Academia das Ciências de Lisboa e Membro da Academia Portuguesa de Medicina.

                  É agraciado com as insígnias de Grande Oficial da Ordem Militar de Santiago de Espada da República Portuguesa a 6 de abril de 1988. Tem ainda os títulos de Professor Decano da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa desde 1977 e da Universidade Nova de Lisboa desde agosto de 2003.

            Foi autor de várias obras, para além da sua atividade enquanto docente, publicando dez livros ciêntíficos, entre eles o único Tratado de Anatomia Português. Este tratado é composto por 5 volumes: Anatomia Geral e Disseção Anatómica (1995), Anatomia Humana da Locomoção (1995), Anatomia Humana da Relação (2002), Anatomia Humana dos Orgãos (2004) e Anatomia do Coração e Vasos (2007).

             Foi ainda agraciado com como Cavaleiro da Legião de Honra, pelo Presidente da República Francesa, François Mitterrand, em 1984.

         O Professor Esperança Pina contribuiu para a criação e desenvolvimento da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, sendo uma personagem de extrema importância na história da mesma. Ajudou, com os seus ensinamentos, à formação de muitos dos médicos que hoje estão a desempenhar as suas funções na prestação de cuidados de saúde.

            A 19 de abril de 2017, durante a comemoração dos 111 anos do Edifício Sede da Nova Medical School | Faculdade de Ciências Médicas, foi elevado a Grã-Cruz da Ordem de Instrução Pública da República Portuguesa, por Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa Marcelo Rebelo de Sousa.

             Faleceu a 21 de outubro de 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here