N2S Conference – O Início de Algo Novo

Esta sexta-feira, dia 7 de maio, arranca a primeira edição da N2S Conference, o congresso dedicado às Ciências da Nutrição organizado pela AEFCM e por estudantes da NMS|FCM. Para explicar todo o contexto por trás do evento, a Revista FRONTAL convidou a Comissão Organizadora da N2S Conference a expôr todas as suas impressões, objetivos e desejos relativamente a este novo projeto.



O que é a N2S Conference?

A Nutrition Science Student Conference (N2S Conference) corresponde a um congresso dirigido a todos os estudantes universitários da área das Ciências da Vida e da Saúde, centrado na divulgação das Ciências da Nutrição enquanto área científica fulcral.

De realçar que as Ciências da Nutrição constituem uma área que, apesar de essencial, é recente. Deste modo, é presente a necessidade de a dar a conhecer e aprofundar o seu saber à nova geração de profissionais de saúde.

Pretendemos, assim, proporcionar um evento de qualidade e focado nas Ciências da Nutrição, que reforce a importância da multidisciplinaridade para a excelência na educação da nova geração de profissionais de saúde.

A N2S Conference está agendada para os dias 7, 8 e 9 de maio de 2021, sendo que o primeiro dia é reservado para os Workshops (sexta-feira) e o fim de semana para o Webinar, que irá ser transmitido em live streaming.

De onde surgiu esta ideia?

Sabemos que as Ciências da Nutrição são uma ciência baseada na evidência científica. No entanto, sabemos também que estão associados a esta ciência diversos mitos que confundem constantemente a população. É nosso dever, enquanto futuros profissionais de saúde, combater estas dúvidas e incertezas no que toca à grande área que é as Ciências da Nutrição.

Neste sentido, tem vindo a crescer em nós uma grande vontade de desmistificar, de alguma forma, esses mitos, evitando qualquer tipo de desinformação.

Este ano, a Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas (AEFCM) deu-nos a oportunidade de criarmos algo nosso. E assim foi…

Como é que tudo começou? A Origem da N2S Conference

Primeiramente, planeámos a estrutura da nossa Comissão Organizadora, bem como decidir quem iria fazer parte da mesma. Existem, então, quatro departamentos: Científico, Comunicação, Logística e Parcerias.

O Departamento Científico elaborou tanto o programa científico, como os workshops e a competição – Novel Chef Competition (N2C), contactando com oradores, moderadores e formadores de excelência.

O Departamento da Comunicação teve como grande desafio a elaboração de estratégias de comunicação, a criação da imagem do projeto e a gestão de plataformas e redes sociais.

Foi da competência do Departamento da Logística o planeamento logístico e a organização do Programa Social. O Departamento das Parcerias teve como principal função o estabelecimento de parcerias institucionais e financeiras, com ligação à estratégia de orçamento realizado pela Direção da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas (DAEFCM).

A Comissão Organizadora da N2S Conference é, então, constituída por 13 alunos da NOVA Medical School, tanto de Medicina como de Nutrição. Somos uma equipa que acredita que a melhoria dos serviços profissionais prestados passa por consciencializar todos os futuros profissionais quanto ao impacto que a alimentação e a Nutrição têm no indivíduo e na população em geral.

Qual é a nossa Visão?

Nesta primeira edição, visamos contribuir para uma formação multidimensional, atuando em 3 vertentes:

  • Saber pensar: Através de palestras e momentos de discussão que fomentem a reflexão sobre temáticas importantes;
  • Saber fazer: Proporcionar aos alunos a oportunidade de, através de workshops, adquirir competências práticas em áreas relacionadas com a Nutrição. Adicionalmente, desenvolveu-se uma competição, centrada na área das Ciências da Nutrição, que permitiu avaliar as capacidades teórico-práticas dos participantes, a Novel Chef Competition (N2C);
  • Saber viver: Criar um programa social forte, integrador e cultural que permita a promoção de atividades com foco nos interesses dos participantes.

Que planeamento fizemos até chegarmos a esta etapa? O nosso Percurso

Num ano tão atípico como 2021, no seio de uma pandemia, criar um projeto do zero nem sempre é fácil. No entanto, com trabalho, ambição e dedicação, conseguimos.

E como foi este processo? Desde o planeamento a longo prazo até à execução das tarefas incumbidas a cada departamento, fomos traçando o nosso caminho. Começámos por baby steps, mas pensando sempre em grande. Fomos conseguindo o apoio financeiro, logístico e institucional, que nos foram ajudando a crescer. Recebemos os sim dos oradores, moderadores e formadores de excelência.

Com o objetivo de nos destacarmos pela inovação e excelência, criámos a Novel Chef Competition (N2C), que consiste na avaliação de receitas em várias etapas distintas, premiando as melhores classificadas de acordo com parâmetros de avaliação pré-definidos. Esta competição saudável deu oportunidade aos finalistas de confecionar as suas receitas num local cujas infraestruturas estão otimizadas para o hands on learning.

Que planos temos para 2021?

Para esta primeira edição, decidimos começar por dar a conhecer a N2S Conference a nível nacional. Contámos com promotores, isto é, alunos que se inscreveram na N2S Conference, matriculados ou não na Faculdade de Ciências Médicas, e que ajudaram a expandir a divulgação do evento.

Qual a importância de ter um congresso de nutrição, não só na faculdade, como também a nível nacional?

As Ciências da Nutrição têm vindo a crescer ao longo dos anos e existe cada vez mais uma preocupação da população em adotar um estilo de vida mais saudável. Contudo, somos todos os dias bombardeados com mitos relacionados com a alimentação sem qualquer evidência científica de base. Neste contexto, torna-se imperativo o combate a esta desinformação constante. E assim, num ano tão desafiante, onde o sucesso de novos projetos parece difícil, surge a N2S Conference para quebrar a corrente!


Porque consideram importante os Estudantes de Nutrição terem esta representação?

A N2S Conference surge num momento em que o papel das Ciências da Nutrição na saúde é cada vez mais reconhecido em Portugal e no mundo. De facto, nos últimos anos temos assistido a uma maior preocupação com a alimentação por parte da população, o que se reflete também na aposta da formação de nutricionistas, comprovado pela abertura de várias Licenciaturas em Ciências da Nutrição em várias universidades do país, incluindo a Nova Medical School.

Com a maior aposta na formação em Nutrição cresce a necessidade de representatividade dos estudantes de Nutrição a nível nacional e internacional, e nasce, assim, a N2S Conference.

Para além disso, o projeto N2S Conference nasce num contexto de pandemia. Nesta nova realidade, também a nutrição assume um papel relevante, não só para a prevenção de comorbilidades, como também para a própria recuperação do doente. Desta forma, tem sido cada vez mais reconhecida a importância da multidisciplinaridade em saúde de modo a contribuir para um sistema nacional de saúde mais coeso e uma melhor saúde da população.

Assim, para além da representatividade da Nutrição na saúde, a N2S Conference é um projeto que pretende abranger os estudantes de várias áreas da Saúde, de modo a reforçar a importância de equipas multidisciplinares em saúde, bem como de formar futuros profissionais de saúde mais conscientes do impacto da nutrição na saúde e bem-estar da população.


Como é criar um projeto de raiz?

A N2S Conference foi um desafio que caiu do céu. A área das Ciências da Nutrição encontra-se em constante crescimento e surgiu a necessidade de se criar uma conferência científica que se centrasse nesta temática. Para estruturar e montar todo este projeto seria preciso muito trabalho, dedicação, creatividade e, acima de tudo, coragem e resiliência para abraçar um novo projeto, o que em Portugal ainda não haveria experienciado. Contudo, houve quem encontrasse a ousadia para assumir e levar este congresso a avante, com o estímulo e apoio inigualáveis da nossa Associação de Estudantes.

A maior dificuldade que encontrámos ao longo deste percurso foi, sem dúvida, o facto de criar tudo de raiz. Criar uma ideia, uma estratégia, um programa, parcerias, uma imagem de marca, tudo do nada, é um desafio e é bastante trabalhoso. Houve uma chuva de ideias, o que por um lado é bom, mas por outro ainda nos complicou mais as tomadas de decisão. Conseguimos graças a um grande esforço de equipa, organização, planeamento desde cedo, partilha de conhecimentos, de experiências, de ideias e um grande bom gosto e inspiração!

No Departamento de Comunicação, decidimos criar algo diferente, atraente, leve e que representasse ao mesmo tempo e a rigor a conferência e as Ciências da Nutrição. Zelámos para que todos os materiais fossem claros e apelativos e ao mesmo tempo nunca negligenciámos o carácter profissional. Em teoria, parece fácil. Contudo, encontramo-nos numa época em que reina a originalidade e criatividade e torna-se muito dificil encontrar ideias novas e interessantes para aplicar. Apesar dessa dificuldade, penso que a Comissão Organizadora da N2S Conference conseguiu ultrapassá-la com sucesso e encontra-se num bom caminho.

Algo que foi muito bom de se acompanhar foi a evolução de todos os elementos da Comissão Organizadora. Muitos deles nunca tinham feito nada do género, mostraram dedicação e resiliência para aprender e evoluíram de uma forma impressionante. Ainda é mais impressionante sabendo que, sendo esta a 1ª edição desta Conferência, não tiveram ninguém que os pudesse ajudar diretamente.


O que podemos esperar da 1ª edição da N2S Conference?

O congresso contemplará vários temas com diferentes abordagens, nomeadamente Workshops e Webinar. Contamos com oradores e convidados com uma formação distinta, tendo passado por vários polos de ensino a nível nacional e internacional, adquirindo uma experiência possível de transmitir a todos os nossos participantes.

Particularmente, nos Workshops, serão abordados temas desde os benefícios de produtos regionais, Alimentação Saudável e Sustentável, Marketing aplicado à Saúde e, por fim, Avaliação Nutricional, o que no seu conjunto permitirá um maior conhecimento, por parte dos participantes, quanto ao mundo que se encontra em desenvolvimento e que compõe as Ciências da Nutrição.

Por fim, no Webinar estarão presentes oradores de renome, com uma vasta experiência na área de Ciências da Nutrição, apresentando tópicos desde o Comportamento Alimentar nas Crianças à Nutrição no Desporto. Temos ainda temas mais ligados à área da Medicina, como o Sistema Imunitário, a Microbiota Intestinal e as Perturbações do Espetro do Autismo.

O Congresso finalizará com uma perspetiva acerca do futuro da alimentação, bem como a Intervenção na área da Alimentação e da Nutrição no contexto da COVID-19.

Em suma, será um congresso que permitirá enriquecer o conhecimento acerca destas temáticas, promovendo, simultaneamente, a multidisciplinaridade em Saúde.


Qual o futuro da N2S Conference?

A N2S Conference não é um conceito abstrato. Pelo contrário, ela toma a forma de todos os que nela participam: sejam os 13 elementos da Comissão Organizadora, as 207 pessoas que se inscreveram ou os 34 profissionais que aceitaram colaborar.

Assim, só é possível falarmos do futuro da N2S Conference se também pensarmos como serão as pessoas que, não tarda, constituirão este projeto, e neste momento, é possível identificar uma recente geração de profissionais de Saúde em mudança…

Sabemos que o conhecimento é global, e portanto queremos ouvir quem mais sabe, independentemente da nacionalidade.

Reconhecemos que a Saúde não é uma única área, mas um conjunto. E defendemos a multidisciplinaridade para a excelência do serviço que prestamos.

Desde o início do nosso percurso na Faculdade que procuramos aprender e crescer mais, tanto dentro, como fora da sala de aula.

Sendo a N2S Conference as pessoas que a constituem, visionamos este projeto como crescendo de igual modo:

  • Querer internacionalizar, sem descurar o nacional;
  • Elevar as Ciências da Nutrição, mas sempre com o braço dado às outras áreas;
  • Ser um novo meio onde os estudantes (seja a organizar, seja a participar) crescem e diferenciam-se.

Embora possamos tentar adivinhar o futuro da N2S Conference, nada é dito com certeza.

Mas, por acreditarmos que estamos perante uma geração proactiva, com vontade de se diferenciar e fazer mais e melhor, sabemos que a N2S Conference acompanhará a sua evolução e, passo a passo, destacar-se-á como Congresso de Referência na área das Ciências da Nutrição em Portugal.


A Revista FRONTAL agradece a colaboração da Comissão Organizadora da N2S Conference para a redação deste artigo e para a cobertura dos Webinars no fim de semana de 8 e 9 de maio. As diferentes secções são da autoria respetiva de:

  • Filipa Portugal, Vice-Presidente;
  • Joana Barbas, Departamento de Parcerias;
  • Jorge Oliveira, Departamento de Comunicação;
  • Matilde Duarte Silva, Departamento Científico;
  • Inês Teixeira Duarte, Presidente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here