Era uma vez… a história de um hospital

XII HB

Era uma vez um ursinho que, acompanhado pelo amigo João, recorreu ao Hospital da Bonecada com queixas de dor abdominal e mal-estar geral. 
Durante a colheita da história clínica, o João, de 4 anos, refere que o seu ursinho se tinha portado mal no dia anterior, tendo ingerido grandes quantidades de doces.
Ao exame objetivo o ursinho apresentava um abdómen liso, ruídos hidroaéreos presentes, percussão sem alterações a considerar, mas alguma defesa à palpação. À auscultação apresentava-se taquicárdico, pois estava muito ansioso. 
Foram receitados 10 beijinhos por dia durante uma semana e evicção de doces nos dias seguintes, tendo sempre em conta que estes, além de fazerem mal à barriga, também são pouco amigos dos dentes.

Esta é uma das muitas histórias que poderás recolher no XII Hospital da Bonecada®, um “hospital modelo” em que as crianças são os pais que levam os seus “filhos”, bonecos, ao hospital. Aqui podes praticar “a brincar” a tua futura profissão contactando com crianças dos 4 aos 7 anos. Além de estudantes de medicina, estarão também presentes estudantes de educação, medicina dentária, nutrição, enfermagem e fisioterapia, com quem futuramente irás trabalhar.

Num ambiente descontraído e de brincadeira, as crianças acabam por transferir os seus medos para os bonecos, associando o tratamento que estes recebem à forma como elas serão tratadas numa futura visita ao hospital.

Projeto pioneiro em Portugal, o Hospital da Bonecada® deve o seu sucesso à importante componente formativa e educativa dos mais pequenos que, ao apreenderem novos conceitos de saúde neste “hospital”, são capazes de regressar aos seus lares, famílias e meios, e transmitir o que lhes foi ensinado. As ideias fundamentais e as ferramentas adequadas ser-te-ão transmitidas numa formação prévia ao evento, de forma a que o João perceba o que se faz num hospital “a sério” e te confie a tarefa de cuidar do seu ursinho!

Liderar um projeto como este, obriga-me a refletir sobre a importância que nós, estudantes de Medicina, temos na educação para a saúde, até dos mais pequeninos. E quem sabe, um dia, estes pequenos aprendizes quererão ser médicos ou dentistas ou enfermeiros porque participaram no Hospital da Bonecada® – e a curiosidade, vontade de saber mais, de fazer algo pelos outros foram “semeadas” por ti.

XII HB Website

XII HB no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here